Publieditorial
Viveiro Itinerante leva mudas de árvores gratuitas para duas regiões
Projeto estará no Pinheirinho no dia (2) e na Cidade da Criança no dia 03 de julho, com distribuição de diversas espécies arbóreas para moradores

O Programa Viveiro Itinerante faz sua segunda rodada de circulação na próxima semana. Desta vez, o caminhão de mudas visita as regiões do Pinheirinho (UBS do Jardim Maria Lúcia), no dia 02/07, e Cidade da Criança (UBS do Jardim Gabriela), no dia 03 de julho, das 8h às 11h30.
Os moradores dessas regiões poderão retirar até duas mudas por endereço (residência/imóvel), gratuitamente. Para isso, basta levar o comprovante de residência (no nome de quem estiver retirando) e um documento pessoal.
Cerca de 200 mudas, entre espécies nativas e exóticas, de pequeno, médio e grande porte, além de frutíferas, serão oferecidas aos munícipes que passarem pelo local. Essa é uma ação importante da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo, que incentiva a arborização urbana.
Circulação 2025
A circulação 2025 do Viveiro Itinerante teve início no começo do mês de junho, durante a Semana do Meio Ambiente, e seguirá com distribuição gratuita de mudas de árvores em todas as 10 regiões do município, mês a mês, até outubro de 2025. Toda primeira quarta e quinta-feira, o caminhão estará em locais diferentes, fazendo a distribuição de mudas.
Nesta segunda rodada, estão sendo distribuídas as espécies: resedá-de-jardim (pequeno porte), pata-de-vaca (médio porte), ipê-branco (grande porte) e pitanga (frutífera). A equipe técnica orienta o munícipe sobre qual espécie é ideal para o seu espaço, além da forma correta de plantio e manutenção. Cada pessoa pode retirar até duas mudas de árvores.
A circulação 2025 do Viveiro Itinerante teve início no começo do mês de junho, durante a Semana do Meio Ambiente – Foto Arquivo – Ivan Feitosa SMCS/Pref.SJRioPreto
Viveiro Municipal
A Prefeitura, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo e todas as demais secretarias ligadas ao plantio e manutenção de árvores, busca aumentar a cobertura arbórea na cidade.
O avanço no número de árvores estabelecidas é fundamental para melhorar não só o nível de arborização, mas também tudo o que vem com ele: melhora no microclima, com temperaturas mais amenas devido à sombra e à umidade do ar; permeabilidade do solo; diminuição da poluição; melhor qualidade de vida e redução das doenças respiratórias, especialmente no período de estiagem, entre outros benefícios.
Além de distribuir mudas, o Viveiro Itinerante objetiva conscientizar os munícipes e incentivá-los a participar ativamente da ação de educação ambiental voltada ao plantio sustentável e ao manejo e manutenção da arborização urbana.
Mudas no Viveiro
Uma das funções do Viveiro Municipal é produzir e fornecer mudas de árvores para a arborização urbana voluntária durante todo o ano.
Se você não conseguir retirar sua muda durante o Viveiro Itinerante, poderá fazê-lo ao longo do ano na sede do Viveiro Municipal.
Todo munícipe pode retirar gratuitamente até duas mudas de árvores por mês (por endereço) para plantar em seu imóvel. Para a retirada, basta comparecer ao local com um comprovante de residência de Rio Preto em seu nome e um documento pessoal.
🌱 Serviço: 📍 Viveiro Itinerante
🌳 Doação de até 2 mudas de árvores por residência/imóvel
📄 Para retirar: Documento pessoal (no nome de quem estiver retirando) e comprovante de residência em São José do Rio Preto
📞 Mais informações: (17) 3225-9769
📌 Região Pinheirinho – UBS Jd. Maria Lúcia
📅 Data: 02/07/25
🕗 Hora: 8h às 11h30
📍 Local: Em frente à UBS Jardim Maria Lúcia
📫 Endereço: Alameda Tamandaré, 1150 – Jardim Maria Lúcia – Região Pinheirinho
📌 Região Cidade da Criança – UBS Jd. Gabriela
📅 Data: 03/07/25
🕗 Hora: 8h às 11h30
📍 Local: Em frente à UBS Jardim Gabriela
📫 Endereço: Rua Prof.ª Aureliana Ferrari, 250 – Jardim Gabriela
🌳 Viveiro Municipal (Sede)
🌱 Doação de Mudas: o ano todo
📅 Atendimento: Segunda a sexta-feira
🕗 Horário: Das 8h às 17h
🏠 Quantidade: até 2 mudas por endereço por mês
📄 Documentos necessários:
• Comprovante de residência de Rio Preto (no nome de quem fará a retirada)
• Documento pessoal
📍 Endereço:
Av. Sabino Cardoso Filho, 2850 – Jardim Estrela
- Cidades8 horas
Homem é assassinado e tem órgão genital mutilado, na região
- Cidades1 dia
Motorista de app é sequestrada e estuprada por passageiro em Rio Preto
- Cidades2 dias
Obras na Washington Luís interditam acesso em Mirassol a partir de segunda (14)
- Política2 dias
Empreendedores paulistas terão dupla visita antes de multas, determina nova lei