Mundo
Novo terremoto de magnitude 6,2 atinge Japão e gera alerta de tsunami
Segundo a Agência Meteorológica do Japão, o tremor ocorreu na província de Iwate, um dia após outro abalo mais forte
Um terremoto de magnitude 6,2 foi registrado nesta segunda-feira (10/11) na costa nordeste do Japão, na mesma área afetada por um tremor de 6,9 no dia anterior. O novo abalo levou as autoridades a emitirem alerta de tsunami, embora de menor gravidade, prevendo variações no nível do mar de até 20 centímetros na costa da província de Iwate.
O sismo aconteceu por volta das 16h23 no horário local (4h23 em Brasília) a uma profundidade de 10 quilômetros, segundo informações da Agência Meteorológica do Japão (JMA).
O tremor atingiu nível 3 na escala sísmica japonesa, que vai até 7 e mede o grau de intensidade percebido e o potencial destrutivo. O impacto foi sentido em diversas áreas das províncias de Iwate, Aomori, Akita, Miyagi e Yamagata.
Ainda não há registros de feridos ou danos materiais significativos. O alerta de tsunami foi emitido como medida preventiva e, segundo as autoridades, não há previsão de ondas de grande porte.
O Japão está situado sobre o encontro de quatro placas tectônicas, na chamada Cintura de Fogo do Pacífico, região conhecida pela alta atividade sísmica. O país, com cerca de 125 milhões de habitantes, registra em média 1.500 terremotos por ano, a maioria de baixa intensidade.
-
Cidades1 dia“Ninguém põe a cara com nóis”: áudio revela bastidores de execução
-
Cidades6 horasHomem morre após confronto com o Baep na zona norte de Rio Preto
-
Cidades1 diaAdolescente morre baleado durante sessão de tatuagem em Mirassol
-
Cidades1 diaMulher de 54 anos tem traumatismo craniano após acidente em Rio Preto
