Cultura
Milton Nascimento, aos 82 anos, é diagnosticado com demência
Filho e empresário do cantor confirmou a informação; artista já havia revelado diagnóstico de Parkinson em 2024
O cantor e compositor Milton Nascimento, um dos maiores ícones da música brasileira, foi diagnosticado com demência por corpos de Lewy, doença neurodegenerativa que compromete memória, comportamento e movimentos. A informação foi confirmada por seu filho e empresário, Augusto Nascimento, em entrevista à revista Piauí.
De acordo com Augusto, os primeiros sinais começaram a aparecer ainda neste ano, quando Milton passou a apresentar lapsos de memória, perda de apetite, olhar fixo e repetição de histórias. Em abril, após uma série de exames, o médico que acompanha o artista há mais de uma década solicitou novas avaliações, diante da rápida piora cognitiva. Foi então confirmada a demência.
A condição apresenta características semelhantes ao Alzheimer, associadas a sintomas motores parecidos com os do Parkinson — doença que também já havia sido diagnosticada em Milton, em março deste ano.
Mesmo após a aposentadoria dos palcos em novembro de 2022, com o show histórico no Mineirão que encerrou a turnê A Última Sessão de Música, Milton seguiu ativo na produção musical. Em 2024, lançou um álbum em parceria com a cantora americana Esperanza Spalding, trabalho que chegou a ser indicado ao Grammy na categoria de Melhor Álbum Vocal.
-
Cidades16 horasPai de motorista que atropelou adolescente em Rio Preto publica carta aberta
-
Cidades2 diasFamília e amigos se despedem de “Débora Wolff”, vítima de atropelamento em Rio Preto
-
Cidades2 diasMotorista fica ferido após carro bater contra poste em avenida de Rio Preto
-
Cidades1 diaCasa Paulista sorteia 226 moradias na região de Rio Preto
