Política
Prefeito troca secretários da Saúde, Fazenda e Planejamento
Lígia Cavassani assume interinamente a Saúde; Mary Brito Silveira e Orlando Bolçone passam a comandar Fazenda e Planejamento, respectivamente
O prefeito Fábio Candido (PL) anunciou nesta terça-feira, 1º, mudanças no comando de três secretarias consideradas estratégicas para a administração municipal. Lígia Cavassani assume interinamente a Secretaria de Saúde; Mary Brito Silveira passa a comandar a Fazenda; e o professor Orlando Bolçone assume a Secretaria de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação.
As mudanças fazem parte da reorganização administrativa promovida pelo governo do prefeito Fábio Candido e, segundo a Prefeitura, buscam manter um perfil técnico nas áreas e garantir a continuidade de serviços, projetos e políticas públicas em andamento.
Na Saúde, Lígia Cavassani substitui o atual comando da pasta e assume uma das maiores estruturas da administração municipal. Com cerca de 20 anos de atuação na rede pública de Rio Preto, ela já ocupou diferentes funções de gestão dentro da Secretaria Municipal de Saúde.
Formada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e especializada em Preceptoria pelo Hospital Sírio-Libanês, Lígia iniciou sua trajetória na gestão municipal em 2009, na área de Enfermagem em Emergência. Posteriormente, foi chefe do Departamento de Urgência e Emergência, setor que acompanha serviços como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), prontos-socorros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Ela também foi diretora do SUS por aproximadamente um ano e meio. Durante a pandemia de Covid-19, participou da reorganização da rede municipal e, em 2021, esteve envolvida na retomada dos atendimentos de urgência e emergência do Pronto-Socorro Santo Antônio, após a unidade ter sido destinada ao atendimento de pacientes com síndromes respiratórias.
Em 2024, Lígia também participou das discussões e da prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde na Câmara de Rio Preto, representando tecnicamente a área de Urgência e Emergência.
A experiência acumulada na rede municipal foi um dos fatores considerados pela administração para a escolha. Entre os desafios da nova secretária estão o aprimoramento dos fluxos de atendimento e regulação, a integração dos diferentes níveis de assistência e a melhoria da eficiência da rede.
A Saúde de Rio Preto também possui relevância regional, já que o município concentra serviços de média e alta complexidade e recebe pacientes de diversas cidades do noroeste paulista.
Fazenda
Na Secretaria Municipal da Fazenda, Nelson Guiotti deixa o comando da pasta. Quem assume é Mary Brito Silveira, que atuava como assessora da própria secretaria.
Economista formada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e mestre em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Brasília, Mary tem experiência nas áreas de finanças públicas, planejamento e gestão fiscal.
A nova secretária também acumulou experiência no Governo Federal, com passagens pelo Ministério da Fazenda, Secretaria do Tesouro Nacional, Ministério do Planejamento e Ministério da Ciência e Tecnologia. Segundo a Prefeitura, ela também possui experiência na gestão municipal das áreas de Fazenda, Planejamento e Finanças.
A mudança ocorre em uma secretaria responsável pela condução da política fiscal do município, elaboração e acompanhamento do orçamento e gestão das receitas e despesas públicas.
Planejamento
Já na Secretaria de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o professor Orlando Bolçone substitui o coronel Mauro Alves Filho.
Bolçone possui experiência na administração pública e em áreas relacionadas ao planejamento. Em janeiro deste ano, havia assumido a direção do Parque Tecnológico de Rio Preto, equipamento voltado ao desenvolvimento de empresas, inovação e tecnologia.
Agora, passa a comandar uma secretaria que reúne áreas estratégicas para o desenvolvimento do município, incluindo planejamento, inovação, ciência e tecnologia.
As alterações, de acordo com a Prefeitura, têm como objetivo reforçar a condução técnica das três áreas e assegurar a continuidade dos serviços e projetos já desenvolvidos pela administração municipal.
As nomeações ocorrem em meio à reorganização do secretariado promovida pelo governo Fábio Candido, que vem promovendo mudanças na estrutura da administração municipal para o novo ciclo de gestão.
-
Cidades1 diaAdolescente trans é encontrado morto e carbonizado em canavial
-
Cidades1 diaBraile Biomédica abre processo seletivo para 50 vagas em Rio Preto
-
Cidades1 diaMotorista de aplicativo é mordido durante corrida em Rio Preto
-
Cidades1 diaFrente fria muda o tempo em Rio Preto, traz chuva e ventos de até 70 km/h
