Redes Sociais

Política

Após sequência de quedas, popularidade de Lula se estabiliza; rejeição permanece

Avaliação positiva do governo sobe cinco pontos, enquanto a negativa recua três, segundo nova pesquisa

Publicado há

em

Ads

Após atingir o pior índice de aprovação de seus mandatos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registrou uma leve recuperação na mais recente pesquisa Datafolha. A avaliação positiva subiu de 24% para 29%, enquanto a negativa caiu de 41% para 38%. Ainda assim, a desaprovação continua quase 10 pontos acima da aprovação.

A proporção dos que consideram o governo regular segue em 32%, mesmo índice da pesquisa anterior. A melhora interrompe uma sequência de queda na popularidade do petista, influenciada por fatores como o aumento no preço dos alimentos e a chamada “crise do Pix”.

O levantamento mostra que a gestão continua sendo mais rejeitada por evangélicos, moradores do Sul e das classes mais altas. Apenas no Nordeste o governo tem avaliação positiva superior à negativa (38% contra 26%).

Quanto às expectativas para o futuro, os entrevistados estão divididos: 35% acham que Lula fará um bom governo, mesmo percentual dos que esperam uma gestão ruim. Outros 28% acreditam que será regular.

Ads

A pesquisa ouviu 3.054 pessoas em 172 municípios entre 1º e 3 de abril e tem margem de erro de dois pontos percentuais.

AS MAIS LIDAS