Redes Sociais

Cidades

Para manter a ordem, condomínios investem em governança profissional

Gestão eficiente aprimora a segurança incentivando o morador a respeitar e a defender as regras do condomínio

Publicado há

em

Desde o início da década, houve um boom no mercado de comunidades planejadas – e esse setor continua em plena expansão. Em nome da segurança e do desejo de se viver em um lugar tranquilo, cada vez mais pessoas escolhem morar em condomínios. Cuidar de modo adequado desses empreendimentos é a garantia que o ambiente continuará sendo o lugar dos sonhos para se viver, como foi prometido na hora da venda. Por isso, essa é uma tarefa que requer cada vez mais planejamento e gestão profissional.

A eleição para síndico, muitas vezes comparável às campanhas políticas com chapas montadas, propostas e vários interessados em exercer esse cargo de responsabilidade, é o que pode definir o sucesso ou o desastre no convívio entre moradores. Pensando nisso, para orientar, manter a ordem e a segurança, os condomínios investem cada vez mais em capacitação de governança residencial.

Eduardo Eichenberger, diretor da Global Governance, empresa que presta assessoria e gestão de comunidades planejadas, explica que a governança residencial pode ser comparada ao comando de um navio. “Costumo dizer que o Titanic foi um projeto extraordinário, o navio possuía os melhores equipamentos da época. Porém, o comandante não foi cuidadoso, subestimou as máquinas que devia gerir e nós sabemos o final dessa história. Por isso, é preciso que os gestores de condomínios invistam constantemente em capacitação”, diz. 

Segundo Eichenberger, um excelente projeto urbanístico tem o poder de atrair o interesse dos compradores, mas é a qualidade da governança que irá estabelecer a tranquilidade no condomínio. “Após o início de sua ocupação, um empreendimento se torna um organismo vivo que se desenvolve e se transforma ao longo do tempo para melhor ou para pior. Daí a importância de se estabelecer e aplicar um conjunto de diretrizes urbanísticas e normas de convivência a fim de orientar, conduzir e disciplinar o convívio daquela comunidade que se forma”, afirma.

Para Lucas Ribeiro, diretor comercial da Proansi, empresa especializada em soluções de gestão de segurança para condomínios, investir em uma governança eficiente é um fator primordial para o pleno funcionamento dos sistemas de segurança contratados. “A governança está relacionada com todas as faces de um condomínio, principalmente com a segurança. Um gestor sensato conhece a realidade de seu condomínio e estabelece planos de melhoria contínua da segurança por meio de avaliações de desempenho periódicas. Perseguir a excelência por meio da governança deve ser um hábito a ser incorporado ao dia a dia dessas comunidades planejadas”, afirma.

AS MAIS LIDAS