Redes Sociais

Cidades

Observatório Social mobiliza escolas de Rio Preto para ficarem de olho nos impostos

O trabalho voluntário “Semeando a Cidadania Fiscal” já é desenvolvido há três anos, graças a parcerias firmadas entre instituições públicos e privadas

Publicado há

em

O Observatório Social de Rio Preto deu início aos trabalhos do Programa “Semeando a Cidadania Fiscal”, voltado para escolas e universidades do município com o intuito de levar educação fiscal aos alunos. O trabalho voluntário denominado “Semeando a Cidadania Fiscal”, já é desenvolvido há três anos, graças a parcerias firmadas entre instituições públicos e privadas, tais como: Secretaria Estadual de Educação e a Coopec, entre outras. 

O programa consiste em oferecer abordagem didático-pedagógica que visa proporcionar o entendimento do processo de arrecadação e dos gastos públicos, de maneira a estimular o exercício da cidadania, com base na compreensão da importância de sua contribuição solidária em benefício da sociedade. 

Premiação

Prêmios serão oferecidos aos participantes de concursos de redação, desenhos e projetos. A premiação de cada modalidade está sendo definida pela diretoria do Observatório Social em conjunto com entidades parceiras.  As atividades do programa também incluem teatro de fantoches nas escolas, a realização de uma Semana da Cidadania para debater o tema educação fiscal; também terá a campanha Cidadão Fiscal para estimular o papel de cada um ao fiscalizar o que é tributado; haverá a realização do concurso Entidade Cidadã que premiará àquela que melhor exerce sua cidadania perante a arrecadação e os gastos públicos; contará ainda com o Feirão do Imposto que visa envolver as escolas na demonstração prática de quanto pagamos de imposto por aquilo que consumimos e finalizará com uma Pesquisa sobre Cidadania. 

Apoios

O Observatório Social tem como apoiadores a APEOESP, a OAB, o PNEF, a Acirp, o Sindifisco (Sindicato dos Auditores da Receita Federal) e o Afresp (Sindicato dos Auditores da Fazenda Estadual). No ano passado, o programa contou com a efetiva participação de instituições de ensino, entre elas, a Escola Estadual Prof. Vitor Brito Bastos, a Etec Philadelfo Gouveia Neto e a cooperativa Albert Sabin (COOPEC). Faculdades como Unorp, Unilago, Unip, Unirp, Dom Pedro e Faimi também fizeram parte. 

Segundo a diretoria do Observatório Social a educação fiscal contribuí para a conscientização do cidadão sobre direitos e deveres, relativos aos tributos e a aplicação dos recursos públicos, incentivando o controle social para o efetivo exercício da cidadania. 

AS MAIS LIDAS