Redes Sociais

Cidades

Estudantes realizam protestos em frente da Câmara dos Vereados em Rio Preto

As manifestações, que aconteceram na manhã desta terça-feira, dia 3, foram contra o projeto Escola Sem Partido em prol do passe livre. Cerca de 200 estudantes secundaristas participaram dos atos

Publicado há

em

Cerca de 200 estudantes secundaristas da rede pública estadual realizaram uma manifestação contra o projeto Escola Sem Partido em prol do passe livre na área central de Rio Preto. A ação foi acompanhada pela Polícia Militar e Guarda Civil Municipal (GCM). Nenhuma ocorrência foi registrada.

Estudantes se reuniram na frente das escolas Deputado Bady Bassitt e Antônio de Barros Serra. De lá, eles seguiram até a Praça Dom José Marcondes, onde se concentraram antes de seguir para frente da Câmara dos Vereadores.

Em frente à Sede do Legislativo os estudantes reivindica o direito irrestrito ao passe livre no transporte público.

“Hoje o estudante tem direito ao desconto de 50% no passe também tem direito ao 100%, mas este é um caso muito burocrático, são poucos alunos que consegue este direito. Outra coisa, o aluno tem direito a duas passagens por dia. Caso precise retornar a escola para fazer um trabalho, já tem que pagar o valor” conta Artur Grigolin, o presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (Umes).

Durante o ato também protestaram contra o projeto Escola Sem Partido. “Entendemos que ao escola sem partido é um retrocesso” afirma Gringolin. A estudante de jornalismo, Dayana Dornellas, filha do vereador Jean Dornellas, interveio para tentar defender o projeto do pai, mas foi impedida de discursar.

Os vereadores Anderson Branco e Marco Rillo acompanharam o ato, mas não participaram. “No momento não queremos que nenhuma figura política participe do ato, é um movimento político sim, mas dos estudantes secundaristas. Somos totalmente apartidários. Queremos sentar com os vereadores sim, mas não agora” concluiu o estudante presidente da Umes.

AS MAIS LIDAS