Redes Sociais

Cidades

IBGE: Rio Preto chega a 464.983 habitantes e mantém tendência de crescimento

Qualidade de vida, infraestruturas e serviços justificam manutenção de crescimento em 0,9%

Publicado há

em

São José do Rio Preto ganhou 4.312 habitantes no período de um ano passando de 460.671 para 464.983 munícipes. O aumento foi de 0,94% em relação a 2019, índice equivalente ao registrado também no ano passado.

Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e foram divulgados nesta quinta-feira (27), em portaria do Diário Oficial da União, com estimativas das populações residentes nos 5.570 municípios brasileiros, tendo data de referência em 1º de julho de 2020. 

“Rio Preto cresce mais que o estado de São Paulo e mais que o Brasil. A qualidade de vida em São José do Rio Preto é um atrativo para as pessoas que buscam uma cidade moderna e acolhedora para viver e trabalhar”, destaca o prefeito Edinho Araújo.

De acordo com o levantamento, a população atual estimada do Brasil é de 211.755.692 pessoas, 0,76% maior que em 2019, quando tinha-se 210.147.125 pessoas – o país ganhou mais 1,6 milhão de habitantes em um ano. São Paulo continua sendo o estado brasileiro mais populoso, com 46.289.333 habitantes e um crescimento de 0,8% em relação ao ano anterior.

Qualidade de vida

O secretário de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Israel Cestari, corrobora a avaliação do crescimento em função da atratividade de Rio Preto: “Além do crescimento vegetativo da cidade, existe a migração de pessoas que buscam aqui melhor qualidade de vida, visto os excelentes índices registados pelo município”, analisa. “A nossa meta e continuar trabalhando para oferecer ao munícipe de Rio Preto um bom atendimento nas áreas de saúde, educação, transporte e mobilidade urbana”, completa.

São José do Rio Preto foi eleita a 2ª melhor cidade entre as maiores do país, de acordo com estudo “Os Desafios da Gestão Municipal”, da consultoria de gestão Macroplan, divulgado em fevereiro de 2020. O levantamento considerou as 100 maiores cidades brasileiras, todas com mais de 250 mil habitantes.

Destaca-se também na proteção ao meio ambiente, ao garantir o bicampeonato no programa Município VerdeAzul pela melhor gestão ambiental do estado de São Paulo nos anos 2019 e 2020. 

No novo Ranking do Saneamento Básico, divulgado pelo Instituto Trata Brasil neste ano, Rio Preto aparece em 4º lugar entre os municípios com a melhor qualidade de serviço de saneamento fornecido à população local por meio de autarquia municipal.

O município ainda foi contemplado com o 1º lugar no Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor-2019 pelas políticas públicas de incentivo aos pequenos negócios. 

Oportunidades 

Sobre este último aspecto, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, Jorge Luiz Souza, avalia que muitas pessoas se mudam para a cidade em busca de novas oportunidades, seja no empreendedorismo ou empregos com carteira assinada. 

“Rio Preto se destaca como polo regional para empreendimentos e negócios. O interesse pela cidade é resultado de políticas públicas diversificadas que apontam para o futuro. As pessoas migram para o interior e buscam cidades de médio porte que reúnem ótimas estruturas de serviços e oportunidades de desenvolvimento”, considera. 

Segundo o IBGE, Rio Preto é a 52ª cidade com maior população do Brasil e a 12ª do estado de São Paulo.

Outros dados

O município de São Paulo continua sendo o mais populoso, com 12,3 milhões de habitantes, seguido pelo Rio de Janeiro (6,75 milhões), Brasília (3,05 milhões) e Salvador (2,88 milhões). Os 17 municípios do país com população superior a um milhão de habitantes concentram 21,9% da população nacional e 14 deles são capitais estaduais.

Serra da Saudade (MG) é o município brasileiro com menor população (776 habitantes), seguido por Borá (SP), com 838 habitantes, Araguainha (MT), com 946 habitantes, e Engenho Velho (RS), com 982 habitantes.

Na última década, as estimativas apontam para um aumento gradativo da quantidade de grandes municípios do país. No Censo de 2010, somente 38 municípios tinham população superior a 500 mil habitantes, e apenas 15 deles tinham mais de 1 milhão de moradores. Já em 2020, eram 49 os municípios brasileiros com mais de 500 mil habitantes, sendo 17 os que superavam a marca de 1 milhão de habitantes.

AS MAIS LIDAS