Redes Sociais

Cidades

Idosa cai no golpe do ‘parente’ que pede dinheiro emprestado pelo WhatsApp

Criminosos cibernéticos se passaram pela filha da vítima e conseguiram a ludibriar

Publicado há

em

Divulgação/Ilustrativa

O plantão policial de Rio Preto registrou neste sábado (17) mais um caso de estelionato relacionado ao golpe do ‘parente’ que pede dinheiro emprestado pelo WhatsApp. De acordo com informações do boletim de ocorrência, a vítima, mulher de 65 anos, moradora da Estância Santa Catarina, declarou na Central de Flagrantes “que alguém se passou pela filha dela”. O prejuízo foi de R$ 1 mil.

Criminosos cibernéticos clonaram a foto ou tomaram posse do aplicativo de mensagens da filha da idosa. Ainda no depoimento, ela relatou “que recebeu mensagens onde uma pessoa se passava pela filha dela utilizando um número com DDD 017, no qual pedia R$ 1 mil emprestados”. Curiosamente, mesmo a conta enviada tendo um nome masculino, a vítima efetuou o Pix, sem desconfiar de nada ou questionar.

O comprovante da transação foi anexa à queixa. Somente após perder o dinheiro, a mulher conseguiu contato com a verdadeira filha e descobriu que havia sido enganada por golpistas. O caso foi encaminhado ao distrito policial correspondente a área dos fatos, que vai investigar. A vítima foi orientada quanto ao prazo de seis meses que tem direito a processar os envolvidos, tempo este que só passa a contar quando – e se – eles forem devidamente identificados.

AS MAIS LIDAS