Redes Sociais

Cidades

Parque Ecológico Educativo Danilo Santos de Miranda é revitalizado

Foram realizadas a troca de cobertura dos prédios, manutenção dos playgrounds, pintura, entre outras

Publicado há

em

Fabrício Spatti/Pref. Rio Preto

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Educação, investiu mais de R$ 515 mil na revitalização do Parque Ecológico Danilo Santos de Miranda, localizado na Avenida Benedito Rodrigues Lisboa, em área de 71,7 mil metros quadrados com muito verde e vários brinquedos. Para apresentar a finalização dos serviços, nesta quinta-feira (20) o prefeito Edinho Araújo fez visita ao local ao lado de Danilo Santos de Miranda, que dá nome ao parque, e ainda na presença de autoridades locais e da secretária de Educação, Fabiana Zanquetta.

Danilo Santos de Miranda, que é diretor do Sesc São Paulo, diz  que “Educação e cultura são elementos vitais, são o que nos torna humanos.  E quero aproveitar também para agradecer todas essas homenagens. É uma honra, um prazer, uma alegria enorme estar aqui. Agradeço ao prefeito Edinho Araújo e digo que a primeira cidade do Estado de São Paulo a me conceder o título de cidadania foi justamente São José do Rio Preto”.

O prefeito destaca que o parque foi inaugurado em 2006 com a presença do próprio homenageado. “O Parque Ecológico é educativo, é cultural e é um espaço com centenas de árvores plantadas que o próprio Danilo ajudou a plantar e que hoje proporcionam sombra e bem-estar. Os brinquedos foram revitalizados, o espaço é cuidado pela Secretaria de Educação. Receber a visita do Danilo 17 anos depois é um momento de muita emoção para todos nós. O Danilo sempre teve sonhos e ideias claras de que através da educação e da cultura se transforma a sociedade, promove a liberdade e se exalta a democracia”.

O total investido na revitalização do Parque Ecológico Educativo Danilo Santos de Miranda, também conhecido como Parque Sul, foi de R$ 515.744,85. Entre as principais obras realizadas estão a troca de cobertura dos prédios, manutenção dos playgrounds, pintura, inspeção dos brinquedos e a substituição da areia do parque.

Durante a visita as autoridades foram surpreendidas com a apresentação do Quinteto de Cordas da Orquestra do Projeto Guri, formado pelos alunos Matheus das Neves Santos (violino/spalla), Letícia Neves da Silva (violino), José Ricardo Pereira Felix (viola clássica), Amanda Cristina Lima (violoncelo) e Abner Silvério (contrabaixo acústico).

O projeto de iniciação musical, gerido pela Santa Marcelina Cultura, é um programa do Governo de São Paulo. Em Rio Preto, o trabalho é desenvolvido por meio de uma parceria com a escola Maria Emmelina Roquetti Verdi. A participação do Guri contou com a presença do supervisor educacional da regional, João Roberto Rodrigues Ramalho.

Acompanharam o evento o deputado estadual Itamar Borges; os vereadores Paulo Pauléra, Diego Mahfouz e Bruno Moura e os secretários Zeca Moreira (Gabinete), Pedro Ganga (Cultura), Jean Charles (Segurança Pública) e Nicanor Batista (superintendente do Semae).

Sobre o parque

Inaugurado em junho de 2006 na gestão do prefeito Edinho Araújo, o Parque Ecológico Educativo tem uma área total de 71,7 mil metros quadrados e complexos que reúnem vários brinquedos, como pontes, escorregadores, túneis, balanços e gangorras. Conta também com 23,4 mil m² de área gramada, mais de 100 espécies de plantas e mais de 400 árvores plantadas.

O espaço visa fomentar a educação ambiental, formal e não formal, dando condições para atuação nos diversos setores da sociedade e nasceu apoiado na formação de educadores, no desenvolvimento de ações educativas e para estimular a convivência.

Sobre Danilo Santos de Miranda

Danilo Santos de Miranda Danilo Santos de Miranda é Diretor Regional do Sesc São Paulo desde 1984. Hoje, aos 80 anos, continua ativo, com muito vigor e sem perder a sua prática cotidiana: a cultura, a educação e o país.

Especialista em ação cultural, é formado em Filosofia e em Ciências Sociais, tendo realizado estudos complementares na Pontifícia Universidade Católica e na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, e no Management Development Institute, em Lausanne, na Suíça.

Foi presidente do Comitê Diretor do Fórum Cultural Mundial, em 2004, e Presidente do Comissariado Brasileiro do Ano da França no Brasil, em 2009. Atua como Conselheiro em diversas entidades brasileiras, com destaque para o Museu Paulista, Bienal de São Paulo, Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, Museu de Arte de São Paulo – MASP, Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM-SP e Conselho Todos pela Educação.

Internacionalmente, integra os conselhos da Art for the World, na Suíça, e da International Society for Performing Arts – ISPA, nos EUA. Foi vice-presidente do ICSW – Conselho Internacional de Bem-Estar Social, de 2008 a 2010.

Entre outras publicações, organizou Ética e Cultura (Editora Perspectiva; Edições Sesc SP, 2011); Memória e Cultura: a importância da memória na formação cultural humana (Edições Sesc SP, 2007); e O parque e a arquitetura: uma proposta lúdica (Editora Papirus, 1996). Colaborou com Mauro Maldonato no livro Na base do farol não há luz: cultura, educação e liberdade (Edições Sesc SP, 2016) e com Gabriele Cornelli, em Cultura e alimentação: saberes alimentares e sabores culturais (Sesc, 2007).

Em reconhecimento por seu desempenho na área cultural, foi condecorado com o título de Comendador da Ordem Nacional do Mérito do Governo Francês, além de agraciado com a Grande Cruz do Governo Alemão e com a Ordem Nacional de Mérito da Coroa Belga.

SERVIÇO

Parque Ecológico Educativo “Danilo Santos de Miranda”
Horário de Funcionamento: Terça-feira a domingo: das 9h às 17h.
Endereço: Av. Benedito Rodrigues Lisboa nº 1300, Bairro São Francisco, Rio Preto
Mais informações pelo telefone (17) 3216 2868.

AS MAIS LIDAS