Redes Sociais

Cidades

UBS fica sem energia após ação criminosa e fios são furtados de praça

Secretário alerta que cobre é um metal valorizado no mercado de sucata e desperta bastante interesse dos criminosos

Publicado há

em

Secretaria de Esportes e Lazer/Divulgação

Fios e cabos seguem alvo de criminosos em Rio Preto. Pouco mais de um ano depois de ser alvo de furto de fiação e peças de ar condicionado (veja detalhes clicando aqui), a UBS Solo Sagrado teve novamente o atendimento prejudicado na madrugada desta sexta-feira (12), após o corte de fios de um poste de energia. De acordo com informações do registro policial, o criminoso, ao menos, não conseguiu levar os fios. No Jardim do Bosque a situação foi diferente (leia mais abaixo).

Guardas civis municipais relataram na Central de Flagrantes que foram acionados pela central de monitoramento por volta de 3h, em razão do alarme da unidade de saúde ter disparado. Chegando a UBS, verificaram que o poste de energia estava com a fiação exposta. Ainda no mesmo poste, alguém tentou levar os fios de cima cortando-os, mas não conseguiu. A atitude interrompeu o fornecimento de energia, gerando prejuízos em razão das vacinas armazenadas por lá.

O responsável pelo crime não foi localizado após as buscas realizadas e por meio de uma varredura constataram que mais nada estava quebrado ou havia sido furtado da UBS. O delegado de plantão determinou a formalização da queixa e enviou a documentação à delegacia correspondente a área dos fatos, que vai investigar.

Jardim do Bosque

Em uma praça no bairro Jardim do Bosque a ação criminosa foi completa, porque bandidos conseguiram levar os fios. De acordo com informações da prefeitura de Rio Preto, a Secretaria de Esportes e Lazer registrou o terceiro boletim de ocorrência após novo furto de fiação de cobre, onde cerca de 300 metros de cabos foram levados, deixando o local sem iluminação. No total, são mais de 1,2 mil metros subtraídos.

“O local já foi alvo de furto de fiação em novembro de 2022. Foram duas ocorrências em um intervalo de dois dias. Logo após isso, a equipe da Secretaria de Esportes mudou a estrutura que abriga os fios, abrindo uma valeta e concretando em seguida. A medida era pra impedir que os conduítes fossem arrancados. Para nossa surpresa, os suspeitos usaram marretas e novamente levaram fiação da praça”, relata o assessor João da Costa Machado.

Os técnicos da pasta já realizaram a substituição da fiação e reforçaram a estrutura para impedir que novos furtos sejam registrados. “Nossa estimativa é de que o prejuízo esteja em torno de R$ 26 mil, mas além do prejuízo financeiro, tem também todo o transtorno para a população que utiliza o local para as atividades esportivas e de lazer no período da noite”, enfatiza Machado.

“O cobre é um metal valorizado no mercado de sucata, por isso desperta bastante interesse. Mas as empresas compradoras devem ficar atentas para a procedência do material, pois podem ser responsabilizadas caso seja produto de furto ou roubo”, alertou o secretário interino, Gustavo Antonio Silva. A população pode contribuir realizando denúncias pelo 190 e 153 e este caso também já está sendo investigado.

Foto: Secretaria de Esportes e Lazer/Divulgação


AS MAIS LIDAS