Política
Vereadores marcam reunião para discutir atendimento de moradores de rua
Encontro será no dia 24 de novembro, convocado pelas comissões de Cidadania e Saúde após fala do juiz Pelarin

A Câmara de Rio Preto marcou para 24 de novembro uma reunião pública destinada a discutir a ampliação do atendimento a pessoas em situação de rua no Jardim Paraíso, após a fala do juiz da Vara da Juventude, Evandro Pelarin, na tribuna do Legislativo na manhã de terça-feira (18). O encontro foi convocado pelos vereadores João Paulo Rillo (PT), presidente da Comissão de Cidadania, e Celso Peixão (MDB), presidente da Comissão de Saúde.
Segundo Pelarin, já foi apresentada ao Executivo uma proposta para instalar um container de atendimento no Jardim Paraíso, em área cedida pela Prefeitura em parceria com a Pastoral do Povo em Situação de Rua e a Vara da Infância e Juventude. O espaço deverá oferecer higiene, alimentação, orientação jurídica e encaminhamentos ao Centro POP e outras unidades.
A previsão é que o container funcione das 18h às 20h, levando profissionais e voluntários diretamente ao bairro. Apesar de ainda não ter sido inaugurado, há expectativa de que entre em operação ainda em novembro.
Durante a apresentação, Pelarin também detalhou o trabalho realizado em parceria com a Prefeitura, especialmente por meio do mutirão Pop Rua Jud, iniciativa que leva atendimento jurídico, social e de higiene a pessoas em situação de rua. Onze edições já foram realizadas — a mais recente no último domingo (16).
O magistrado relatou avanços obtidos, como o fim de grandes aglomerações de usuários de drogas em espaços públicos, mas alertou que o problema agora se dispersou por diversos bairros, com destaque para Jardim Paraíso e Santo Antônio. Ele defendeu a necessidade de levar o atendimento diretamente a esses locais.
A reunião pública marcada para o dia 24 será o primeiro passo para discutir a instalação do container, ampliar o diálogo com a comunidade e buscar soluções integradas para o atendimento à população em situação de rua.



