Economia
Rio Preto contraria SP e fecha julho com 221 novos empregos na construção
Regional registra sétimo mês consecutivo de expansão, enquanto setor paulista elimina 928 postos de trabalho
A construção civil da região de São José do Rio Preto permanece com saldo positivo na criação de novos empregos em julho e foge do perfil de retração do emprego registrado no estado de São Paulo. No estado de São Paulo em julho, a construção civil registrou saldo negativo de 928 empregos.
Nas 11 regionais do SindusCon-SP analisadas em levantamento realizado pela entidade em parceria com o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV/Ibre), com base nos dados do Novo Caged, cinco encerraram julho com saldo positivo e seis registraram resultado negativo. O saldo corresponde à diferença entre admissões e desligamentos.
A regional de São José do Rio Preto manteve a expansão pelo sétimo mês consecutivo, com saldo positivo de 221 empregos. Com os dados de julho, o total de trabalhadores com carteira assinada sobe para 26.068 profissionais no setor de construção civil, sendo que a maioria (9.964) está no segmento de edificações, seguido de serviços (9.015) e infraestrutura (7.089).
Para Rafael Coelho, diretor da Regional do SindusCon-SP, os dados comprovam a força da construção civil na economia regional.
“Os números mostram que a construção civil continua sendo uma importante força de geração de emprego e renda em nossa região. O mercado imobiliário regional é consolidado e capaz de movimentar a economia regional, gerar oportunidades e contribuir diretamente para o desenvolvimento da nossa cidade e dos municípios do entorno.”
Empregos na capital e regiões
Entre os destaques positivos, a Regional Mogi das Cruzes liderou a criação de empregos no período, com saldo de 475 vagas. Já São José dos Campos apresentou o resultado negativo mais elevado entre as regionais, com saldo negativo de 708 empregos.
Na capital paulista, a construção voltou a registrar saldo positivo em julho, com 101 empregos. O estoque do setor chegou a aproximadamente 373 mil trabalhadores com carteira assinada.
A Regional Santo André voltou a registrar resultado positivo após três meses consecutivos de retração, com saldo de 419 empregos. Já a regional de Sorocaba manteve a expansão pelo sétimo mês consecutivo, com saldo positivo de 288.
Entre as demais regionais com saldo negativo, Campinas registrou saldo de -695 empregos, seguida por Ribeirão Preto (-582) e Santos (-378). Campinas registrou o terceiro resultado negativo consecutivo, enquanto Ribeirão Preto completou cinco meses seguidos de retração. Em Santos, o resultado interrompeu uma sequência de seis meses consecutivos de expansão. As regionais Bauru (-60) e Presidente Prudente (-9) também registraram saldo negativo pelo quarto mês consecutivo.
Levantamento
O levantamento é realizado por meio da ferramenta online do SindusCon-SP, que acompanha mensalmente o desempenho do emprego formal na construção nas regionais da entidade. Os dados são apurados pelo FGV/Ibre com base nas informações do Novo Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego. A série histórica considerada pelo levantamento tem início em 2021 e permite acompanhar o saldo de empregos, o estoque de trabalhadores e as variações do emprego no mês, no ano e nos últimos 12 meses.
-
Economia1 diaGrupo Petribu arremata usina de Monte Aprazível por R$ 19,45 milhões
-
Cidades2 diasEsquema de celulares ilegais em presídios é descoberto em Rio Preto
-
Cidades1 diaCorpo em decomposição é encontrado às margens de rio em Rio Preto
-
Cidades2 diasDeinter-5 recebe 48 novos policiais civis para Rio Preto e região
