Redes Sociais

Saúde

Secretaria da Saúde promove ação para incentivar diagnóstico de Aids em Rio Preto

A ação seguirá até a próxima sexta-feira (dia 4) e faz parte da Campanha de Incentivo à Testagem anti-HIV – Fique Sabendo 2015

Publicado há

em

Secretaria de Saúde intensificará a partir desta segunda-feira (dia 30), o incentivo à testagem para diagnóstico de HIV, em toda a rede pública de saúde. A ação seguirá até a próxima sexta-feira (dia 4) e faz parte da Campanha de Incentivo à Testagem anti-HIV – Fique Sabendo 2015, cujo objetivo é incentivar exames, oferecendo a toda a população, em especial as mais vulneráveis, diagnóstico e, caso seja necessário, tratamento precoce da infecção do HIV/Aids.

Segundo a gerente em DST/Aids da Secretaria de Saúde, Maria Amélia Zanon Ponce de Rocha, durante toda a semana, as unidades terão distribuição de material educativo, ofertas de testes sorológicos para diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatites Virais e palestras.

Durante a semana, a população poderá optar por dois tipos de testes para diagnóstico do vírus HIV: o rápido, que fica pronto em torno de 40 minutos ou o convencional, cujo resultado é emitido em até 15 dias úteis. 

Os testes rápidos poderão ser realizados no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e nas unidades de saúde do Parque Industrial, Vila Mayor, Vetorazzo, Vila Toninho, Jaguaré e Rio Preto 1, entre 8h e 17h. Já os testes convencionais podem ser realizados, sem agendamento prévio, em qualquer uma das 26 unidades de saúde. O mesmo teste ainda pode diagnosticar sífilis e hepatites virais.

Estatísticas

Em Rio Preto, desde o início da epidemia do HIV em 1984 até novembro deste ano, foram notificados 4.407 casos de Aids. Do total de casos, 2.990 são de pessoas do sexo masculino e 1.417 do sexo feminino. A categoria de exposição predominante é a sexual, na faixa etária de 20 a 49 anos, com um significativo crescimento nas pontas entre jovens e acima de 50 anos. Atualmente, existem em tratamento no SAE, serviço de referência para o tratamento de HIV/Aids do município, 1.516 pacientes HIV positivos, sendo que destes 1389 estão em terapia antirretroviral.

AS MAIS LIDAS