Saúde
Departamento de Vigilância em Saúde alerta viajantes sobre a importância das vacinas
Segundo a enfermeira e gerente do setor em Rio Preto, Michela Dias Barcelos, a recomendação é que a atualização das vacinas seja realizada pelo menos dez dias antes da data da viagem
Quem vai viajar nos próximos dias, devido aos feriados de final de ano e período de férias, deve ficar atento à atualização do calendário vacinal. A orientação é do Departamento de Vigilância em Saúde, pois alguns destinos do Brasil e até do exterior têm registrado casos de doenças que podem ser evitadas com vacinas, como febre amarela e sarampo, por exemplo. Segundo a enfermeira e gerente do setor, Michela Dias Barcelos, a recomendação é que a atualização das vacinas seja realizada pelo menos dez dias antes da data da viagem. “No Estado de São Paulo temos cinco calendários vigentes, que são criança, adolescente, adulto, idoso e gestante/puérpera. Em geral, as vacinas dos adultos são as que não estão em dia”, alerta. Para os adultos, as vacinas indicadas são a dupla adulto (difteria e tétano), tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), febre amarela e hepatite B.
“Vale ressaltar que a vacina contra a febre amarela é utilizada na rotina somente nas áreas definidas pelo Ministério da Saúde como de maior risco de transmissão da doença dessa forma, viajantes não vacinados que se desloquem para áreas de risco devem ser vacinados. Quem mora em São José do Rio Preto deve estar vacinado porque estamos em área de risco”, explica Michela.
A enfermeira alerta também que familiares ou amigos de rio-pretenses que morem em regiões do país onde a vacina não é aplicada na rotina devem se vacinar antes de viajarem para a região de Rio Preto. Já quem vai para o exterior é recomendado que consulte as orientações específicas para a cidade de destino. “No site da Anvisa é possível verificar os países que exigem a Carteira internacional de vacinação e também a recomendação de vacinas específicas”, alerta. O site é o www.anvisa.gov.br/viajante.
Quem tem como destino de viagem o Oriente Médio, África e Ásia central sendo eles: Camarões, Síria, Paquistão, Afeganistão, Guine Equatorial, Etiópia, Israel, Iraque, Somália e Nigéria também deve se vacinar contra poliomielite.
Para ser imunizada, a pessoa tem de ir até a unidade de saúde mais próxima de casa, portando documentos pessoais e caderneta de vacinação ou o Manual Vivendo com Qualidade, distribuído gratuitamente a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), em Rio Preto. Todas as unidades de saúde do município dispõem de salas de vacina, que funcionam de segunda a sexta-feira, entre 7h e 16h30. Em oito delas – Santo Antônio, Vila Toninho, Jaguaré, Vetorazzo, Eldorado, São Deocleciano, Parque Industrial e Solo Sagrado – a sala de vacinas fica aberta até às 20 horas. “A única unidade que não está vacinando no momento é a do São Francisco, que está em reformas”, alerta a enfermeira.
- Cidades1 dia
Jovem é encontrado morto a tiros em Rio Preto
- Política2 dias
Confira os bastidores da política desta sexta-feira, dia 8 de novembro
- Cidades2 dias
Polícia Militar prende homem por tentativa de roubo em Rio Preto
- Cidades1 dia
GCM flagra e prende homem durante furto de fios elétricos em semáforo