Redes Sociais

Saúde

Câimbras e dores nas pernas ao caminhar: indícios de problema circulatório

Artigo escrito pelo Prof. Dr. Sthefano Atique Gabriel

Publicado há

em

A presença de dores nas pernas representa um sintoma que sempre deve motivar a avaliação médica. De um modo geral, existem dois tipos de dores nas pernas de origem circulatória. A dor nas pernas de origem venosa, que se manifesta principalmente no final do dia, após a jornada de trabalho, como peso ou cansaço; e a dor nas pernas de origem arterial, que ocorre durante ou logo após a atividade física, com presença de frialdade e palidez nos pés.

A atividade física é benéfica ao sistema circulatório e deve ser realizada de rotina, o que favorece o controle de peso corporal, regula os níveis glicêmicos, normaliza os índices pressóricos e reduz o estresse físico e mental. A presença de câimbras ou de dores nas pernas após a caminhada, a corrida, o passeio de bicicleta ou o exercício na esteira, portanto, não deve ser menosprezada, uma vez que pode representar indícios de um acometimento circulatório inicial.

As câimbras são frequentemente observadas em pacientes diabéticos, principalmente nos dependentes de insulina. Nesta população, o estado hiperglicêmico promove a destruição dos neurônicos periféricos, estimulando a sensação de câimbras. Além disso, a deficiência de vitamina B12 constitui outro fator que também favorece a presença de formigamento, de parestesia e de câimbras nas pernas e nos pés.

 Nos idosos, a dor nas pernas ao caminhar é conhecida como claudicação intermitente. Sua manifestação é bimodal: a dor manifesta-se durante o exercício e melhora durante o repouso. A presença de claudicação intermitente sugere má circulação, caracterizada pelo acometimento arterial progressivo em decorrência da aterosclerose. Nestes casos, a progressão do fenômeno aterosclerótico estimula a deposição de placas nas artérias, reduzindo o fluxo sanguíneo para as pernas. A dor também pode estar acompanhada de formigamento, câimbras, arroxeamento das extremidades e frialdade.

Em atletas, as dores nas pernas e as câimbras também podem ser observadas após a atividade física. Apesar deste grupo populacional não ser considerado de risco para o acometimento circulatório periférico, a hipertrofia muscular decorrente do trabalho físico pode comprimir grupamentos arteriais, resultando em dores, formigamento e câimbras nos pés. Além disso, a posição em que é realizada a atividade física também favorece a lesão arterial repetitiva, como observado na posição curvada em que os ciclistas desempenham sua performance.

Na presença de câimbras ou dores nas pernas após a caminhada ou após qualquer outra atividade física, recomenda-se a avaliação com o médico vascular. O check-up circulatório analisa as artérias e as veias dos membros inferiores, permitindo o diagnóstico e o tratamento das doenças circulatórias. Para mais informações, acesse o site www.drsthefanovascular.com.br.

Prof. Dr. Sthefano Atique Gabriel. Doutor em Pesquisa em Cirurgia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, especialista nas áreas de Cirurgia Vascular, Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular e coordenador do curso de Medicina da União das Faculdades dos Grandes Lagos (Unilago).

AS MAIS LIDAS