Redes Sociais

Saúde

Secretaria de Saúde convoca idosos a se vacinarem contra a Gripe

Vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde é trivalente e protege contra formas graves da Influenza

Publicado há

em

Marco Aurélio Barbosa/SMCS

A estratégia de vacinação de 2025 contra a gripe começou no dia 2/4 e, até o momento, pouco mais de 18 mil idosos foram imunizados, o que corresponde a 20% da estimativa de residentes de Rio Preto com 60 anos ou mais. O Ministério da Saúde preconiza meta de 90% de imunização para idosos, gestantes e crianças.

A cobertura vacinal em gestantes está em 23,18%, enquanto a de crianças está em 6,54%. O município vacinou até agora 27.231 pessoas contra a gripe, incluindo os outros grupos prioritários da campanha, como puérperas, trabalhadores da saúde, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiências, profissionais das forças armadas, entre outros.

A vacina está disponível em todas as unidades básicas de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, e em horário ampliado nas unidades São Deocleciano e João Paulo II/Jaguaré até às 18h30. Na UBS Solo Sagrado, a vacinação é até às 19h.

Neste sábado, 26/4, dez salas de vacina estarão abertas das 8h às 15h para vacinação da gripe e outros imunizantes do calendário nacional do SUS: Caic, Cidade Jardim, Estoril, Jardim Americano, João Paulo II/Jaguaré, Parque Industrial, Santo Antonio, São Deocleciano, Solo Sagrado e Vetorazzo.

Para se vacinar é necessário apresentar documento de identificação e, se houver, carteira de vacinação. Caso haja indicação para receber a vacina da gripe devido à atividade profissional ou comorbidade é necessário apresentar documento que comprove função ou condição.

Vacina Trivalente

A vacina contra a Influenza é trivalente, ou seja, protege contra os três tipos de vírus que mais circulam no país: Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B. O imunizante é seguro e eficaz, protegendo o organismo contra formas graves da doença, hospitalizações e óbitos.

Este ano, Rio Preto registrou dois óbitos por Influenza em residentes da cidade sem registro da vacina:

– Mulher, de 70 a 79 anos, com comorbidades. Iniciou os sintomas em abril e morreu no mesmo mês.

– Mulher, de 50 a 53 anos, com comorbidades. Iniciou os sintomas em abril e morreu no mesmo mês.

“Vacinar contra a gripe é importante porque a gente já observa um aumento dos casos, inclusive de casos graves, por isso as pessoas que têm fatores de risco devem procurar uma unidade de saúde e receber a dose o mais rápido possível”, afirmou a gerente de imunização da Secretaria de Saúde, Michela Barcelos.

Atendimentos por Influenza

A Secretaria de Saúde registra aumento dos atendimentos por gripe em suas unidades de pronto atendimento. Foram 439 crianças atendidas nas UPAs com Influenza de janeiro a abril deste ano (até 23/4) e 362 idosos, no mesmo período, sendo que de março para abril, houve um aumento de quase 20% dos atendimentos em idosos, reforçando a importância da vacinação.

AS MAIS LIDAS