Cultura
15º edição do Oba Festival é cancelada em Votuporanga
Decisão foi após apresentação de dados da Câmara Técnica do Comitê de Enfrentamento à Covid-19
Após reunião com a Câmara Técnica do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, que entregou um relatório à Prefeitura de Votuporanga recomendando a não realização da festa de carnaval, o prefeito Jorge Seba, em coletiva realizada logo após reunião com os organizadores do evento, anunciou o cancelamento. Estiveram presentes a secretária da Saúde, Ivonete Félix do Nascimento; da Cultura e Turismo, Janaina Silva e o vice-prefeito Cabo Valter.
Dados da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde, informam que na primeira semana deste ano, foram registrados 694 novos casos positivos.
O prefeito explica sobre a decisão tomada. “Nós nos baseamos desde o primeiro dia de governo nas nossas equipes que estão ligadas na vigilância sanitária e tivemos sempre o apoio do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, que nos orientaram desde o início para sempre buscar a melhor decisão e mais uma vez vamos seguir o que é mais aconselhável neste momento e, por isso, decidimos cancelar o carnaval aqui em Votuporanga, seja público ou privado”.
De acordo com a Secretaria da Saúde, a taxa de transmissão (R) da Covid-19 no atual cenário é de 2,12, o que significa que cada 100 pessoas infectadas contaminam outras 212 e essa mesma taxa na segunda onda, em março do ano passado, um dos piores momentos que tivemos foi de 1,89, que corresponde que cada 100 pessoas infectadas contaminaram 189.
A secretária da Saúde, Ivonete Félix, alerta para o alto índice de transmissão, que foi determinante para a decisão do Comitê de Enfrentamento. ” Não esperávamos que o alto índice de casos positivos fosse ser tão agressivo, como estamos observando desde o começo do ano e foi essa necessidade de urgência em reunir nossa Câmara Técnica para tomar decisões, porque não podemos esperar e esses números foram muitos expressivos para não realizar o carnaval”.
Fiscalização intensa
Outra medida anunciada nesta quinta-feira (6/1), é o reforço da fiscalização que ocorrerá neste fim de semana, para garantir o cumprimento dos protocolos de biossegurança estabelecidos pelo Decreto Municipal. A ação contará com a participação da Polícia Militar, Vigilância Sanitária Municipal e o setor de Fiscalização. Promotores de eventos que não cumprirem às regras pré-estabelecidas serão multados e poderão responder por processos administrativos e/ou judiciais.
Em 2021, diversas multas que variam de R$ 1.100,00 a R$ 3.300,00 foram aplicadas em locais que permitiram aglomeração de pessoas.
Proprietários que cederem seus imóveis, a título gratuito ou oneroso, para festa clandestina podem ser multados em R$10 mil, cada um. A lei foi sancionada pelo prefeito Jorge Seba em março de 2021, com o objetivo de proteger a população e evitar que tais espaços contribuam na disseminação do vírus.
Confira a nota da organização do evento abaixo:
“Infelizmente, comunicamos que o nosso encontro na edição de 15 anos do Oba Festival está suspenso.
Estávamos preparando uma edição especial dos 15 anos do Oba Festival, de acordo com as previsões do Plano São Paulo de retomada da economia que liberou grandes eventos, como os já realizados em todo o Estado.
No início deste ano, a Prefeitura de Votuporanga havia anunciado que divulgaria atualizações sobre o assunto no dia 14 de janeiro. No entanto, hoje fomos surpreendidos com a antecipação deste triste anúncio que proíbe o nosso evento para daqui há 50 dias na cidade. O Oba sempre esteve aberto ao diálogo com a Prefeitura, mas, infelizmente, não fomos convidados a participar e debater sobre a antecipação desta nova decisão.
O adiamento do carnaval em 2021, por parte da nossa organização, mostrou que a nossa prioridade sempre foi pela vida. Para 2022, estávamos prevendo realizar a edição seguindo todos os protocolos necessários e exigidos e defendendo sempre a vacinação. Mas em respeito ao nosso público, lamentamos muito o anúncio realizado agora desta maneira, e com tamanha antecipação, e agradecemos a todos que confiam, entendem e acreditam no trabalho do Oba Festival.
Em toda a nossa trajetória de 15 anos de história superamos muitos obstáculos e desafios sempre querendo o melhor para o nosso público. Nos mantemos confiantes e otimistas de que venceremos mais esse capítulo da nossa história e voltaremos ainda mais fortalecidos, e com muita saúde, para nos vermos em breve!”
-
Cidades9 horasMotorista de aplicativo é morto em Rio Preto; adolescente é apreendido
-
Cidades9 horasAdolescente confessa ter atirado contra motorista de aplicativo em Rio Preto
-
Cidades1 diaPassageiro acusa motorista de app de fugir com compras em Rio Preto
-
Cidades7 horasDiscussão familiar termina com homem morto pelo cunhado em Rio Preto
