Política
Confira os bastidores da política desta quarta-feira, dia 19 de novembro
Jornalista Bia Menegildo traz as principais notícias do poder regional

Não veio
Parte da cúpula do PT esteve em Rio Preto, na última sexta-feira (14), para dar as boas-vindas de novo a João Paulo Rillo. Vereador mais votado, com quase 10 mil votos, está de volta após oito anos. Por mais que fosse improvável, ainda havia quem esperasse que o presidente Lula (PT) pudesse estar presente, mas a agenda da COP30 falou mais alto e desembarcaram por aqui o ex-ministro Zé Dirceu e os deputados federais Rui Falcão e Kiko Celeguim.
Escapuliu
Rui Falcão foi bastante direto sobre os interesses do partido para o próximo ano. Segundo ele, Lula é candidatíssimo a presidente e prefere Fernando Haddad para o governo de São Paulo, entrando em disputa com Tarcísio de Freitas (Republicanos), que já afirmou que quer a reeleição. Já sobre Geraldo Alckmin (PSB), o destino preferido do deputado seria uma vaga ao Senado. Por fim, Falcão deixou escapar que Rillo é candidato a deputado estadual.
Antecedência
Zé Dirceu preferiu focar no PT. Segundo o ex-ministro, o PT já está se preparando para as eleições 2026, enquanto “a direita ainda está batendo cabeça”. Apesar de parecer estar prontíssimo para o próximo ano, Zé Dirceu manteve os pés no chão e destacou que Lula ainda tem onze meses de governo pela frente. O ex-ministro também deixou escapar, com muita antecedência, que Rillo é o candidato a prefeito do partido em 2028. Até lá, tem muito chão!
Erro tático
Kiko Celeguim reconheceu que votou a favor da PEC da Anistia, ou Dosimetria, como preferem alguns. O deputado considerou que foi um “erro tático” e que a votação foi parte de um acordo para derrubar o texto e votar pautas de interesse do governo. “Sempre defendi os interesses dos trabalhadores e a transparência na política”, afirmou. Se a desculpa colou ou não junto ao partido, não sabemos. Em Rio Preto, ele foi aplaudido.

Esquerda conservadora
Representantes da chamada “ala conservadora” do PT não estiveram no evento. O grupo, que foi contra a volta de Marco Rillo ao partido para a disputa das eleições 2024, é contra a atual direção. Segundo um deles, João Paulo Rillo nunca deixou o PT caminhar sozinho e sempre manteve certo domínio sobre os filiados, consolidando poder ao empurrar o pai goela abaixo. Marco Rillo também é acusado de privilegiar o filho, em detrimento dos candidatos petistas.
Uníssono
Apesar de todas as afirmações, João Paulo Rillo quis manter o ar de mistério. Segundo o vereador, a mudança é uma forma de fortalecer o PT para o próximo ano. Ele preferiu não afirmar se é candidato a isso ou aquilo, mas fez questão de esclarecer que está à disposição da legenda para o que der e vier. A única concordância ali foi que o foco do PT para o próximo pleito é manter em evidência pautas como o fim da escala 6×1 e direitos dos trabalhadores.
Micareta
Já no sábado (15), feriado da Proclamação da República, foi a vez do governador Tarcísio de Freitas voltar a Rio Preto. Desta vez, ele veio entregar certificados de cursos de formação a alunos de toda a região. Claro que o governador não ia passar despercebido por aqui e o palanque ficou até cheio de prefeitos da região, mas ficou claro que era um evento protocolar e com pouca expressão política. Ali tinha pouco mais de 500 pessoas, ou seja, poucos eleitores.
Passadinha
Alguns poucos vereadores de Rio Preto preferiram apenas recepcionar o governador. Por ali foram vistos Bruno Marinho (PRD), Dr. Tedeschi (PL) e Professor Tadeu (União Brasil). Os deputados que representam a região ficaram um pouco mais. Estavam lá os estaduais Danilo Campetti (Republicanos), Valdomiro Lopes (PSB) e Itamar Borges (MDB), e o federal Paulo Bilynskyj (PL). Helena Reis e Eleuses Paiva, secretários estaduais, também marcaram presença.
Securitização
Anderson Branco, secretário de Governo, confirmou que haverá uma reforma no secretariado. Segundo ele, os nomes devem ser anunciados ainda nesta semana, antes mesmo do feriado de 20 de novembro. No entanto, ele não confirmou nenhum dos nomes que já estão rolando nos bastidores. Branco também defendeu o projeto sobre securitização da dívida como a única saída para as contas da Prefeitura. “Ninguém compra uma dívida para não lucrar”, afirmou.
Pé no freio
O pedido do prefeito Fábio Candido (PL) é para que o texto da securitização da dívida seja votado em urgência, mas a proposta não foi para a pauta da sessão desta terça-feira (18). Os vereadores ainda têm dúvidas e não estão confiantes em votar. “É juros de taxa Selic, ou seja, cerca de 15%. Há empréstimos com taxas mais atrativas. Precisa estudar melhor isso”, disse um. Há quem está de olho na Procuradoria-Geral do Município e os honorários da categoria.
Troca de secretariado
Nesta terça-feira (18), o prefeito oficializou a troca no comando da Secretaria de Educação. Renata Azevedo não ficou e há quem diga que ela pediu para sair. O estopim dela teria sido o rompimento de contrato da pasta com as terceirizadas. Dizem que ela teria ficado bastante magoada por não ter sido informada com antecedência da atitude, que teria sido tomada por uma servidora comissionada recentemente nomeada na pasta.
Tem mais
A lista que rola pelos bastidores inclui ainda outros nomes. Um deles seria Luis Roberto Thiesi, atual assessor do prefeito, que estaria voltando à Procuradoria-Geral do Município (PGM). Dizem que ele já recusou o convite por mais de uma vez, mas agora teria aceitado. Já o atual PGM, Frederico Duarte, estaria de malas prontas para desembarcar na Secretaria de Administração e Adilson Vedroni deverá voltar a assumir a Secretaria de Saúde.
E mais
Se Vedroni realmente for para a Saúde, Rubem Bottas, atual secretário da pasta, ficará sem lugar. A saída dele seria adiantada de forma estratégica para não gerar mais um desgaste no governo, uma vez que existe um processo contra ele e, dizem pelos bastidores, que a condenação é iminente. Paulo Roberto Gouveia, assessor da Saúde e braço direito de Bottas, já teve a exoneração publicada no início do mês.
Um pouco mais
Outros nomes também estão espalhados por aí. Dizem que Cláudia Lacerda pode deixar a Secretaria de Comunicação para assumir a assessoria do Semae. Com isso, Ricardo Nonato deixaria o posto na autarquia e ficaria no lugar de dela. Já as pastas de Trânsito e Fazenda, ocupadas por militares, também podem ficar desfalcadas. O que dizem por aí é que os secretários também devem pedir para deixar os postos.
Escolhido
As únicas pastas que escapam das conjecturas dos bastidores são Habitação e Serviços Gerais. No entanto, não faltam sugestões, principalmente depois que a nomeação de Paulo Pauléra (Progressistas) para Serviços Gerais subiu no muro. José Antonio Vilela, ex-secretário de Valdomiro, voltou a figurar entre os possíveis para Serviços Gerais, enquanto Jorge Menezes (PSD) ainda enfrenta problemas para alocar assessores e desembarcar na Habitação.
Flopou
O evento de abertura do Natal 2025 não foi um dos mais prestigiados pela população. Em um vídeo que circula nas redes sociais é possível ver que sobrou espaço no anfiteatro da Represa Municipal, durante a apresentação da Banda da Polícia Militar. Havia bancos e cadeiras disponíveis. Para os moradores, faltou divulgação do evento, outrora lotado. Por outro lado, a Prefeitura divulgou que havia mais de 10 mil pessoas.

Política2 diasTarcísio destaca obras de acesso a Bady Bassitt durante formatura de alunos em Rio Preto
Cidades2 diasEstado registra 34 mil casos de picadas de escorpião e emite alerta para o verão
Cidades22 horasGaeco e Baep intensificam combate ao PCC com operação em Rio Preto e região
Cidades2 diasAeroporto de Rio Preto inicia operação de Sala Vip



