Redes Sociais

Política

Câmara vota orçamento de R$ 3,8 bilhões para 2026

Entre as emendas, há a destinação de 1% da receita líquida para a Secretaria de Cultura e a separação de verbas para a instalação de ar-condicionado em escolas

Publicado há

em

Divulgação/TV Câmara

Os vereadores de Rio Preto votam nesta terça-feira (25) o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2026, que prevê um orçamento de R$ 3,8 bilhões para o próximo ano, considerando a administração direta e indireta do município. A proposta enviada pelo Executivo será analisada em primeira discussão durante a sessão ordinária e, em seguida, em segundo turno, na sessão extraordinária convocada para o mesmo dia.

O texto chega ao plenário com oito emendas apresentadas pelos parlamentares. Três delas são de autoria do vereador Pedro Roberto (Republicanos) e tratam da construção de novas salas nas unidades básicas de saúde dos bairros São Francisco e Cidade Jardim, além da implantação de uma nova UBS no Maria Lúcia. As outras cinco emendas foram apresentadas por João Paulo Rillo (PT) e propõem, entre outros pontos, a destinação mínima de 1% da receita corrente líquida para a Secretaria de Cultura, a climatização das salas de aula da rede municipal, a ampliação gradativa da coleta seletiva a partir de 2026, a garantia de infraestrutura básica em loteamentos regularizados e a preparação da administração municipal para a Tarifa Zero no transporte coletivo, com vistas à futura implementação a partir da elaboração da LOA de 2027.

Paralelamente às alterações no texto principal, os 23 vereadores apresentaram mais de 400 emendas impositivas, destinadas a entidades e projetos da cidade, que agora serão encaminhadas ao Executivo dentro do processo de consolidação do orçamento municipal para o próximo ano.

AS MAIS LIDAS