Redes Sociais

Política

Secretário de Governo Anderson Branco confirma filiação ao Progressistas

Vereador licenciado estava devidamente desfiliado do Novo

Publicado há

em

Divulgação/TV Câmara

O secretário de Governo e vereador licenciado Anderson Branco anunciou, nesta segunda-feira (24), sua filiação ao Progressistas. O comunicado foi feito por meio de uma postagem nas redes sociais. Eleito pelo Novo com 2.738 votos, Branco cumpre seu terceiro mandato, atualmente interrompido pela licença para atuar no Executivo.

Branco já ocupou cargos de destaque no Legislativo. Foi vice-presidente da Câmara entre 2023 e 2024 e chegou a assumir a presidência da Casa em 2023, quando Paulo Pauléra (Progressistas) se tornou prefeito interino durante as férias do então prefeito Edinho Araújo (MDB) e do vice Orlando Bolçone (União Brasil).

A filiação ocorreu após convite do deputado federal Maurício Neves, presidente estadual do Progressistas. “Fiquei muito honrado e aceitei. Vejo que o Progressistas é maior que qualquer desafio pela frente. Seguiremos trabalhando muito por Rio Preto”, escreveu Branco. A publicação foi acompanhada por uma imagem ao lado de Maurício Neves e do senador Ciro Nogueira, presidente nacional da sigla.

A desfiliação do Novo já havia sido formalizada no dia 4 de novembro, por meio de uma Carta de Anuência apresentada pelo partido. O Diretório Estadual registrou que a saída ocorreu em comum acordo e não implicaria perda de mandato por infidelidade partidária. O documento, assinado pelo presidente estadual da sigla, Fernando Henrique Meira de Castro, reforça que o partido não pretende contestar judicialmente a cadeira do vereador. “Meu ciclo no Novo terminou. Sigo trabalhando pela população”, afirmou Branco na ocasião.

Ao confirmar a ida ao Progressistas, o secretário disse que pretende atuar junto às lideranças da legenda para viabilizar recursos e projetos para o município. Segundo ele, Maurício Neves assumiu compromisso com Rio Preto. Branco também afirmou que permanecerá na Secretaria de Governo e que, por ora, não pretende disputar uma vaga de deputado estadual em 2026. “O amanhã só pertence a Deus”, disse.

Branco foi condenado em 2025 a dois anos e três meses de reclusão em regime aberto — pena substituída por prestação de serviços à comunidade — por homofobia, devido a uma postagem feita em 2021. Em setembro deste ano, assumiu a Secretaria de Governo na atual administração municipal.

AS MAIS LIDAS