Redes Sociais

Cidades

Estado de SP registra aumento de 41% em pedidos de medidas protetivas

Expansão da rede de atendimento impulsionou esses resultados

Publicado há

em

GovSP

A Polícia Civil registrou, no estado de São Paulo, 41,2% a mais de pedidos de medidas protetivas em comparação a 2023, um salto de cerca de 99 mil para 140 mil solicitações. Entre janeiro e setembro de 2025, a tendência se manteve: houve 21,4% de crescimento nas medidas protetivas e 11% de alta nos boletins de ocorrência de violência contra mulher.

A expansão da rede de atendimento impulsionou esses resultados. O estado passou a contar com 142 Delegacias de Defesa da Mulher, sendo 18 abertas 24 horas, além de 170 Salas DDM 24h instaladas em delegacias comuns para acolher vítimas em qualquer horário.

Como parte desse reforço, o governo inaugurou 16 novas Salas DDM 24h em 2025, distribuídas por municípios de diferentes regiões. Os espaços funcionam como extensão das DDMs e permitem o registro da denúncia por videoconferência com uma policial especializada.

Na última quinta-feira (20/11), o Estado lançou o movimento “SP Por Todas: 21 Dias por Elas”, alinhado à campanha internacional dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Também seguem disponíveis o app SP Mulher Segura, que possibilita boletim de ocorrência e acionamento imediato da polícia, e a Cabine Lilás, operada por policiais femininas com suporte de transporte seguro até unidades de atendimento.

AS MAIS LIDAS