Redes Sociais

Política

Prefeitura lança licitação de R$ 1,75 bilhão do sistema “Smart Rio Preto”

Contrato de concessão é válido por 30 anos

Publicado há

em

Jeniffer Maciel/SMCS

A Prefeitura de Rio Preto abriu, nesta terça-feira (25), a licitação do programa Smart Rio Preto, que prevê uma parceria público-privada (PPP) para modernizar o sistema de videomonitoramento da cidade com o uso de inteligência artificial (IA). A abertura das propostas está marcada para 12 de janeiro de 2026.

Apresentado pelo prefeito Fábio Candido (PL) como uma das principais apostas de sua gestão, o projeto prevê a instalação de 3 mil câmeras inteligentes distribuídas por pontos estratégicos do município. O investimento total estimado no edital é de R$ 1,75 bilhão, com contrato de concessão válido por 30 anos.

Os detalhes da concorrência — incluindo anexos de encargos referentes ao videomonitoramento, à iluminação pública e à rede semafórica — estão disponíveis no site da Prefeitura, na seção “Transparência – Licitações”.

De acordo com o edital, a empresa vencedora deverá instalar câmeras equipadas com IA capazes de captar, transmitir e armazenar imagens em tempo real, com foco no monitoramento de vias e espaços públicos. Em frente aos equipamentos públicos, por exemplo, estão previstas duas câmeras fixas apontadas para direções opostas, cobrindo 180º. O pacote inclui ainda 500 câmeras LPR/OCR, que fazem leitura automática de placas, e outras 500 câmeras PTZ, com movimentação e zoom.

O documento também destaca que a concessão deve integrar diferentes sistemas tecnológicos. A proposta do Smart Rio Preto é unificar, em um único contrato, soluções para iluminação pública, videomonitoramento e rede semafórica inteligente, evitando contratações separadas.

A contraprestação pública será financiada por meio da Contribuição para Custeio da Iluminação Pública (CPI) e de outras fontes orçamentárias do município.

AS MAIS LIDAS