Redes Sociais

Esportes

Vistoria dos Bombeiros reprova estádio Teixeirão

Ministério Público deu 20 dias para América FC corrigir falhas

Publicado há

em

Divulgação

O Estádio Benedito Teixeira, o Teixeirão, foi reprovado pelo Corpo de Bombeiros de Rio Preto no laudo de prevenção e combate a incêndio e pânico referente à temporada 2025-2026. A partir do documento, o Ministério Público determinou prazo de 20 dias para que o América Futebol Clube apresente justificativas e promova as correções necessárias, sob risco de o local ser proibido de receber jogos, shows ou qualquer outro tipo de evento.

O parecer foi emitido na segunda-feira (24) pelo promotor de Justiça Carlos Romani, que destacou que o estádio “está reprovado para funcionamento até que as restrições sejam sanadas”. O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), válido até 30 de novembro de 2025, estabelece capacidade máxima de 30.722 pessoas, mas o laudo aponta que parte dos sistemas de segurança não atende às exigências regulamentares.

Entre as principais irregularidades, o documento registra que os extintores não estão em conformidade com o projeto aprovado e não tiveram notas fiscais de compra ou manutenção apresentadas. O sistema de hidrantes não funciona plenamente e as bombas de incêndio, apesar de instaladas, estão inoperantes. Não há comprovante de conformidade das mangueiras e o estádio não possui reservatórios superiores nem sistema de chuveiros. A iluminação de emergência e o alarme de incêndio também estão inoperantes. Outro problema é a ausência de barras antipânico nas saídas de emergência, item obrigatório para permitir a evacuação rápida em caso de necessidade.

O laudo ainda aponta que não há espaço adequado para guardar materiais inflamáveis, não existe posto de atendimento pré-hospitalar e faltam mapas de localização e placas indicando a capacidade máxima dos setores. As arquibancadas, sem cadeiras individuais, seguem o modelo de patamares de concreto com medidas dentro da faixa prevista pela norma.

Com base nas irregularidades, os Bombeiros concluíram o laudo com parecer de reprovação. O Ministério Público reforçou que o clube é responsável por renovar e manter o AVCB, devendo afixar o documento em local visível e garantir a adoção de todas as medidas de segurança, sob pena de cassação da licença e responsabilização civil e criminal.

Por meio de nota, o América contestou as informações e afirmou que o estádio está “em total regularidade”. O clube declarou que cumpre integralmente as exigências legais e operacionais e que já possui o AVCB aprovado, renovado de forma antecipada antes do vencimento do laudo anterior, previsto para 30 de novembro. O América disse ainda que segue à disposição para esclarecimentos.

AS MAIS LIDAS