Política
Câmara Municipal anistia autuações e multas aplicadas na pandemia
A Prefeitura pode recorrer ao Supremo Tribunal Federal alegando que a Lei é inconstitucional
A Câmara Municipal derrubou veto do prefeito ao projeto do vereador Fábio Marcondes, PL, que concede anistia a todas as empresas e empresários autônomos autuados durante a pandemia. Os fiscais da Vigilância Sanitária estavam respaldados pelos decretos municipais. Com a derrubada do veto as autuações e possíveis multas estão canceladas. A Câmara publica a Lei.
O projeto é tido como inconstitucional. Apenas o Executivo pode legislar sobre esse assunto e a expectativa é que ele entre com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade, ADIN, no Supremo Tribunal Federal, STF.
A Procuradoria Geral do Município tem vencido a maioria das Ações no Supremo. Rio Preto é conhecida na Corte como uma das cidades que mais aprovam Leis inconstitucionais no Brasil.
A avaliação dos vereadores que aprovaram a Lei é que o momento excepcional da economia pode ajudar muitas empresas a permanecer abertas.
Entre a publicação da Lei, em torno de 48h, e a decisão do Supremo, as multas estão anuladas.
-
Política2 diasEstado diz que Rio Preto recusou verba para acolhimento de idosos
-
Cidades2 diasCriança de 3 anos morre após ser atropelada na região de Rio Preto
-
Cidades2 diasHomem é preso com mais de meio quilo de cocaína em Rio Preto
-
Cultura2 diasMercadão de Rio Preto comemora 82 anos com três dias de atrações gratuitas
