Redes Sociais

Cidades

Policiais militares agridem suspeito de roubo em José Bonifácio

Vídeo mostra agentes com o rapaz que não reage; suspeito foi reconhecido na delegacia por uma testemunha do crime

Publicado há

em

Reprodução/Redes Sociais

Um possível caso de abuso de poder chamou atenção em José Bonifácio nesta terça-feira (7) e foi parar nas redes sociais. Um vídeo mostra dois policiais militares agredindo um suspeito de roubo no município da região. Nas imagens, claramente o rapaz não demonstra nenhuma reação e nem ao menos expressa alguma tentativa de fuga (leia a transcrição dos diálogos das imagens mais abaixo). De acordo com informações do boletim de ocorrência, o envolvido (de 27 anos) teria participado com outros dois comparsas de uma ação criminosa em uma propriedade rural.

Agentes relataram na delegacia de José Bonifácio que tiveram acesso a imagens de câmeras de segurança, bem como das características físicas dos três suspeitos. Iniciaram buscas e, por volta de 13h, avistaram um homem com características semelhantes às das imagens. Ele andava pela rua e estava visivelmente nervoso. Ao ser abordado e questionado sobre onde estava no período da manhã, saiu correndo novamente.

Houve perseguição e luta corporal em um matagal. O rapaz conseguiu fugir em um primeiro momento, mas acabou alcançado e algemado na sequência. As imagens, inclusive, fazem parte desta segunda abordagem policial, ocorrida no bairro Alcyr Sansone. Nelas, não há nenhuma utilização de algemas (o primeiro PM teria perdido as dele no matagal durante a briga). O suspeito, possivelmente foi algemado após o encerramento da gravação do vídeo. Na delegacia, uma testemunha reconheceu o suspeito como sendo um dos participantes do roubo.

Ainda no boletim de ocorrência, consta que “Em face do conhecimento no início desta noite de um vídeo circulando pelas redes sociais, mostrando o autor [nome do suspeito] sendo agredido por um policial após ter sido abordado e contido, e que depois foi algemado e apresentado nesta delegacia, esta autoridade determinou que a família dele fosse informada, elaborou requisição para exame de corpo de delito ao autor/vítima, e está aguardando a chegada do defensor para prestar declarações na presença do advogado”. O caso vai ser investigado pela Polícia Civil. (Colaborou Bia Menegildo)

Confira a transcrição do que acontece/é falado no vídeo:

(Policial 1) – Lê aqui, você tá lendo?
(Suspeito) –
(Policial 1) – Eu não sou de [José] Bonifácio não, viu seu filho da p…
(Policial 1) – Continua dando de louco, você não morreu de dó agora. Eu não te matei de dó tá?
(Suspeito) – [não é possível entender o começo] atrás da minha família
(Policial 1) – Não vou bater mais em você não, relaxa. O que eu tinha que ter feito, eu já fiz
(Suspeito) – Para, eu não vou correr mais não (tenta sair do lugar), estou conversando de boa com o senhor (mais uma parte que não se entende)
(Policial 1) – Estou falando para você ficar aqui (coloca o rapaz encostado na parede novamente) de boa
(Suspeito) – Eu tô de boa. Para, me solta, ‘vamo’ lá. Por que o senhor vai fazer isso comigo? Não estou fazendo nada (policial coloca mão no peito). Aí olha, você está me agredindo
(Policial 1) – Você quer que eu dou um tapa na cara na frente dela [pessoa que estava filmando]. Não tem dessa não mano. Eu quebro essa cadeira na tua cabeça
(Suspeito) – Aí eu te processo
(Policial 1) – Pode processar (chega viatura)
(Suspeito) – Tô trocando ideia (leva chute na barriga do outro policial e cai no chão)
(Policial 2) – Vai trocar ideia ou não (suspeito chora de dor)
(Policial 2) – Corre, corre (segundo policial chuta o rapaz, dá uma ‘gravata’ e chuta novamente e o primeiro policial coloca pessoa que estava filmando para dentro da casa e fecha a porta)

Por meio de nota, a Polícia Militar informou que afastou os policiais envolvidos na ação. “A Polícia Militar afastou os policiais envolvidos na ação ocorrida em José Bonifácio, interior do Estado. A conduta dos policiais contraria os protocolos operacionais da PM, bem como os valores e princípios da Instituição, a qual orienta e capacita continuamente todo o seu efetivo sobre as corretas técnicas de abordagem. Um Inquérito Policial Militar foi instaurado para apurar os fatos e as investigações, que serão conduzidas pela Corregedoria da Instituição, incluem as imagens compartilhadas pela reportagem”.


Imagem: Reprodução/Redes Sociais

AS MAIS LIDAS