Economia
Empresas da região se destacam em ranking internacional da ABF
Certificado de Franquia Internacional é um reconhecendo de redes que expandem com excelência além das fronteiras brasileiras
A ABF – Associação Brasileira de Franchising anunciou as marcas contempladas com o 7º Certificado de Franquia Internacional, reconhecendo redes que expandem com excelência além das fronteiras brasileiras. Nesta edição, o programa registrou número recorde de marcas inscritas e chanceladas, refletindo a consolidação crescente do franchising nacional no cenário global.
Fruto da parceria estratégica entre a ABF e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o Certificado é concedido exclusivamente às empresas participantes do Franchising Brasil, programa que estimula a internacionalização das franquias brasileiras.
A chancela reconhece redes em diferentes estágios de expansão global e tem como propósito incentivar tanto aquelas que já possuem presença sólida no exterior quanto as que estão iniciando esse processo. Além disso, o Certificado busca estimular a participação das marcas em missões internacionais, rodadas de negócios, feiras, eventos e demais iniciativas do Franchising Brasil, ampliando sua competitividade e sua visão global.
As redes reconhecidas foram classificadas em quatro categorias: Pleno (até duas operações no exterior em até um país); Sênior (entre 3 e 30 operações ou presença em 2 a 4 nações); Máster (de 31 a 61 operações ou presença em 5 a 7 países); e Mega (mais de 61 operações no exterior ou atuação em 8 ou mais nações).
Ao todo, 71 marcas (+4% em relação a 2024) receberam a chancela: 19 na categoria Pleno, 32 na Sênior, 6 na Máster e 14 na categoria Mega. Juntas, elas somam 3.320 operações no exterior, uma alta de 14% frente ao ano passado, quando chegaram a 2.911 operações. (Veja a lista completa das marcas chanceladas no final do texto).
“O Certificado de Franquia Internacional reflete o compromisso do franchising brasileiro com a profissionalização e a expansão qualificada. Ver um número recorde de marcas conquistando esse reconhecimento revela a visão estratégica e a maturidade crescente das redes ‘made in Brazil’ no exterior. Vale destacar, ainda, que há um imenso mercado para as nossas redes de franquias no exterior, com centenas de milhões de consumidores que desejam, reconhecem e valorizam os produtos e serviços com o DNA do Brasil”, afirma Gustavo Freitas, diretor internacional da ABF.
As franquias brasileiras têm avançado de forma consistente em sua preparação para competir nos mercados internacionais. De acordo com a ABF, essa chancela evidencia que as redes nacionais vêm elevando seus padrões, investindo em adaptação local, inovação e aprimoramento de gestão. Esse movimento se reflete diretamente no crescimento do número de marcas qualificadas que representam, com excelência, o franchising brasileiro ao redor do mundo.
Marcas, operações e segmentos
As 71 marcas inscritas no Certificado de Franquia Internacional ABF 2025 estão presentes em 80 países de oito regiões, destacando-se a América do Sul, com 58% delas, a Europa, 55%, e a América do Norte, 35%.
O continente Sul-Americano também lidera em relação à distribuição das operações pelo mundo (42%). Já a América do Norte vem em segundo lugar (23%), seguida da Europa (20%).
Entre os segmentos, Alimentação abocanha a maior participação em número total de marcas (24%). Já Saúde, Beleza e Bem-Estar se evidencia como o maior em quantidade de operações (40%), e Moda aparece em terceiro lugar com suas marcas (17%).
De acordo com o diretor internacional da ABF, “esses dados reforçam a versatilidade e o avanço do franchising brasileiro no cenário global. Quando observamos a presença das nossas marcas em 80 países, o número de operações e a diversidade de segmentos que conquistam espaço lá fora, fica evidente a capacidade de adaptação e o profissionalismo das redes nacionais. É possível observarmos que na jornada da expansão internacional, estamos na rota certa: expandindo com planejamento, inovação e respeito às particularidades de cada mercado. Esse mapa mundi é mais do que um retrato de onde estamos; ele revela até onde podemos ir”, ressalta Gustavo Freitas.
2º Ranking de Franquias Internacionais por operações e países
Em sua segunda edição, o Ranking de Franquias InternacionaisABF por número de operações – baseado nas 71 marcas inscritas no Certificado de Franquia Internacional – traz entre as Top 10 a rede Smart Fit (Saúde, Beleza e Bem-Estar) em primeiro lugar, com 986 operações. Na segunda posição está a Oakberry (Alimentação – Food Service), com 620, e em terceiro lugar a rede Kumon (Educação), com 337 operações.
Já entre as Top 10 redes por número de países, o Ranking é liderado pela iGUi (Casa e Construção), presente em 50 nações, tendo a Oakberry na segunda colocação (47) e na terceira, a Smart Fit e a Chilli Beans (Moda), em 15 nações.
Desse modo, o Certificado de Franquia Internacional ABF se consolida como um instrumento de valorização, credibilidade e visibilidade das redes brasileiras que trilham uma trajetória consistente de expansão global, fortalecendo o papel do Brasil como referência internacional em franchising.
Confira as marcas que conquistaram o Certificado de Franquia Internacional ABF 2025:
|
-
Cidades2 diasMulher grávida em situação de rua é encontrada morta em Rio Preto
-
Cidades2 diasPolícia apura suposta exploração sexual de menores em Rio Preto
-
Política1 diaJustiça do Trabalho determina bloqueio de R$ 2,1 milhões
-
Cidades2 diasVítima de possível atropelamento no início do mês morre no HB
