Redes Sociais

Cidades

Instabilidade aumenta e região de Rio Preto deve ter dias de chuva e calor

Chuvas frequentes são típicas do fim de primavera

Publicado há

em

Divulgação

A região de Rio Preto deve enfrentar nos próximos dias um período marcado por calor e aumento da instabilidade atmosférica. A previsão meteorológica entre quinta-feira (18) e domingo (21) indica a manutenção de temperaturas elevadas, típicas do fim da primavera, combinadas com pancadas de chuva frequentes, exigindo atenção da população.

Nesta quinta-feira (18), o tempo segue instável, com o sol aparecendo entre nuvens e ocorrência de chuvas leves e rápidas ao longo do dia, favorecidas pela alta umidade. A temperatura máxima deve chegar aos 27°C. Segundo a Defesa Civil do Estado, apesar do afastamento da frente fria do território paulista, áreas de instabilidade ainda podem provocar pancadas de chuva isoladas, por vezes fortes, acompanhadas de raios e ventos, especialmente na região de Rio Preto, onde há maior risco de temporais localizados e transtornos pontuais. A entrada de um sistema de alta pressão contribui para um ligeiro declínio das temperaturas e sensação térmica mais amena, embora no interior os termômetros possam alcançar até 30°C.

Na sexta-feira (19), com a atuação desse sistema de alta pressão sobre o Estado de São Paulo, as chuvas tendem a ocorrer de forma mais isolada. As temperaturas voltam a subir gradativamente, com máximas que podem chegar a 31°C no interior paulista. Ainda assim, a umidade elevada mantém a sensação de tempo abafado, com possibilidade de trovoadas isoladas.

O sábado (20) deve ser o dia mais chuvoso do período. O sol aparece entre algumas nuvens, mantendo o calor e o abafamento, mas a probabilidade de chuva aumenta significativamente, com previsão de pancadas isoladas que podem vir acompanhadas de raios e ventos, em razão da combinação entre calor intenso e umidade elevada. A recomendação é de atenção redobrada para quem pretende realizar atividades ao ar livre.

No domingo (21), a atuação de um cavado meteorológico sobre o Estado favorece novamente o aumento da instabilidade. Ao longo do dia, são esperadas pancadas de chuva, principalmente entre a tarde e o início da noite, com ocorrência localizada e intensidade variável, podendo ser moderadas em curto período e acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento. Mesmo com maior nebulosidade, a temperatura volta a subir, com máxima prevista de 29°C.

AS MAIS LIDAS