Redes Sociais

Saúde

Hospital de Base vai realizar pelo menos 2,5 mil cirurgias em mutirão

Na região de São José do Rio Preto há mais de 18 mil procedimentos na fila

Publicado há

em

Ads

O secretário-executivo de Estado da Saúde, Dr. Eduardo Ribeiro, esteve no Hospital de Base neste sábado, 4 de junho, para anunciar um mutirão que tem o objetivo de zerar a fila de 18 mil cirurgias eletivas no Departamento Regional de Saúde (DRS) de Rio Preto, ao qual o Hospital de Base atende.

O mutirão começa em junho e segue até o outubro. Neste período, o Hospital de Base pretende realizar ao menos 500 cirurgias por mês, totalizando no mínimo 2,5 mil procedimentos ao fim da ação. Todos os outros atendimentos serão mantidos. 

De acordo com o diretor-executivo da Fundação Faculdade Regional de Medicina (Funfarme), Dr. Jorge Fares, as maiores demandas da instituição são cirurgias de vesícula, hérnia, de oftalmologia e urologia. O HB operará pacientes que precisam de cirurgias eletivas em horários estendidos, ou seja, à noite e aos finais de semana.

O Dr. Eduardo Ribeiro destacou a estratégia que o HB já possui para realizar uma ação deste porte. “O HB é um grande parceiro regional, um hospital de grande importância, de alta capacidade resolutiva e é nosso parceiro nessa jornada. Já alinhamos algumas estratégias que vão permitir que o HB realize muitas cirurgias extras, além da rotina, e certamente será um dos grandes responsáveis pelo sucesso do mutirão aqui na região”, afirmou o secretário-executivo.

Ads

O total investido no mutirão em todo o Estado será de R$ 350 milhões. No total, serão feitos 54 tipos de cirurgias, divididos em sete tipos de especialidades. Poderão participar instituições do Estado, as vinculadas ao SUS e as particulares. O Estado pagará o dobro da tabela SUS para cada cirurgia e os valores investidos servirão de base para o teto do próximo ano. 

Dr. Jorge Fares destacou a importância da ação. “Tem um aspecto social, pois a população está sofrendo com o pós-pandemia. Já havia uma fila importante de cirurgias e o mutirão vai sanar essa fila. Segundo tem o impacto financeiro, pois as cirurgias serão bem remuneradas”, afirmou o médico.

Deixe um comentário

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AS MAIS LIDAS