Redes Sociais

Política

Confira os bastidores da política desta sexta-feira, dia 16 de agosto

Jornalista Bia Menegildo traz as principais notícias do poder regional

Publicado há

em

Rendeu

Conforme esperado, a declaração do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) de que jamais irá apoiar um candidato do PSB gerou um ruído bem alto nos bastidores daqueles que estão prontos para as eleições de 2024. O terceiro filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou muita gente com a pulga atrás da orelha para aterrissar no palanque do candidato a prefeito de Rio Preto, Valdomiro Lopes (PSB).

Argumentos

Entre os argumentos do deputado, o mais racional foi dizer que o PSB é o partido de Geraldo Alckmin, vice-presidente de Lula (PT). Eduardo Bolsonaro ainda citou que a legenda é a mesma de Flávio Dino, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) indicado do presidente Lula. Climão mesmo, o filho do ex-presidente gerou ao dizer “não uso drogas” e “obrigado” sobre uma possível aliança.

Agora vem

A visita do parlamentar porta-voz do ex-presidente foi na semana passada. Na bagagem, o deputado não trouxe a confirmação de que o pai vem para a região e isso frustrou muita gente, naquele momento. Não demorou muito, a chapa formada por Fábio Candido e Fábio Marcondes, ambos do PL, que antes estava desvairada, se alinhou e correu para ajeitar a situação. O anúncio de que Bolsonaro vem no próximo dia 21 foi feito na quarta-feira (14).

Pega-pega

Diferentemente do que muita gente estava pensando, o ex-presidente não vem para Rio Preto. Ele vai passar por Rio Preto e outras cidades da região para chegar em Barretos, onde está sendo realizado o rodeio mais famoso do país. Claro que Bolsonaro poderia ir direto para lá e desembarcar no aeroporto da cidade. Porém, alguém resolveu unir o útil ao agradável e deve ter mostrado que não pegou bem ignorar Rio Preto quando foi para Araçatuba, no mês passado.

No clique

Fábio Candido, candidato a prefeito pelo PL, não perdeu a oportunidade de ficar bem do ladinho de Bolsonaro nas fotos e nos vídeos. Na foto divulgada pela assessoria do ex-comandante do CPI-5, um está de frente ao outro na mesa, que parece estar servida de café da manhã. Compondo a cena estão Eduardo Bolsonaro, Ricardo Rebelato, de Catanduva, Capitão Kunii, de Mirassol, Soraia Stella, de Sertãozinho, e Hiroshi Onoda, de Santo Antônio da Posse.

Derramou

No entanto, somente os mais atentos repararam a foto divulgada pela assessoria do candidato ao anunciar o encontro. Na mesa, é possível ver um café derramado bem na frente de Fábio Candido. À frente de Bolsonaro tem um guardanapo sujo de café. Pela imagem, é possível concluir que Fábio Candido derramou a bebida na mesa e Bolsonaro tentou limpar. Na pressa de fazer o clique, ou não, a lambança ficou estampada.

Presente

Outros objetos, que parecem presentes, também chamaram a atenção. Além do famoso leite condensado para passar no pão, havia um pacote azul e branco, bem ao lado do ex-presidente, e um vermelho, à frente de Fábio Candido. Ninguém sabe dizer se era ali que estava o símbolo do 52º Batalhão de Polícia Militar do Interior que Bolsonaro ganhou do ex-comandante. O ex-presidente é o único que aparece de braços cruzados.

E o PeTê?

Depois do anúncio da vinda de Bolsonaro para a região, mesmo que todas as outras tenham sido frustradas até agora, teve gente para questionar sobre uma possível visita de Lula para apoiar as candidaturas de esquerda no interior. Em Rio Preto, o PT tem Marco Rillo como candidato a prefeito, por exemplo. A única coisa que esqueceram é que a visita de Bolsonaro é uma promessa do PL, enquanto a de Lula se quer foi cogitada pelos bastidores.

Nas trincheiras

Partidos políticos também já estão se movimentando para medir o poder de transferência de votos de Bolsonaro para Fábio Candido. Ao menos duas legendas, mais o PL, estão esperando o fim da visita para iniciar pesquisas de intenção de votos. O objetivo é avaliar como a imagem do ex-presidente, ainda inelegível, pode mudar o tabuleiro eleitoral. Somente a partir de então é que as estratégias devem ser reavaliadas.

Manifestações

Durante a semana, circularam imagens de pichações contra o candidato Valdomiro Lopes. O fato ocorreu no bairro Dignidade, região norte da cidade. A equipe do ex-prefeito identificou sete pontos com pichações e registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil, que agora trabalha para identificar os autores. No documento consta que “tais dizeres são para prejudicar nas eleições”. Também foram relatadas pichações contra Fábio Candido.

Recarregando as baterias

Oficialmente, a campanha eleitoral começa nesta sexta-feira (16). De acordo com a legislação eleitoral, os candidatos já vão poder divulgar santinhos com os números de urna e pedir voto. Uma prática que se tornou comum, com o advento da tecnologia, é o santinho virtual. É sempre bom conferir o celular para ver quantos candidatos já estão com a lista de transmissão do WhatsApp atualizada.

Sola de sapato

Para este sábado (17) é esperada uma grande movimentação dos candidatos no tradicional ponto de encontro de eleitores rio-pretenses, o Calçadão. Mesmo que o quinto dia útil do mês já tenha passado e que muita gente gastou bastante no Dia dos Pais, ainda há a expectativa de público por lá. Se o povo não aparecer, pelo menos o Mercadão está perto. Por lá, um simples pastel sempre pode se transformar em um voto.

Mãozinha

Mesmo com diversos entraves para confirmar a candidatura, que ainda precisa ser julgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Marcelo Zola (DC) está animado com a campanha. O advogado corre para conseguir apoiadores, principalmente bolsonaristas que discordam de Fábio Candido. Na corrida eleitoral, vale tudo. Até conseguir uma mentoria estratégica para arrancar votos do adversário é válido.

Comitê na região norte

Itamar Borges (MDB) vai inaugurar um comitê de campanha no coração da região norte. O deputado que pretende ser prefeito de Rio Preto já tem um escritório montado na avenida Bady Bassitt, perto do novo auditório da Acirp, e agora quer ficar mais perto dos eleitores da maior região da cidade. O local escolhido foi a avenida Alfredo Teodoro de Oliveira, continuação da Avenida Mirassolândia, e o evento está marcado para esta sexta-feira (16), a partir das 8h30. Itamar ainda pretende montar outro comitê, na avenida Alberto Andaló.

Tarcísio vem aqui

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) volta para Rio Preto nesta sexta-feira (16). O chefe do Executivo paulista vem para entregar 582 imóveis por meio do programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, e Casa Popular, do Governo Estadual. A imagem do governador vem sendo bastante usada pelos candidatos a prefeito. No entanto, nenhum vai poder participar do evento, em respeito à legislação eleitoral.

Snif snif

O requerimento de convocação da secretária de Assistência Social, Helena Marangoni, apresentado pelo vereador João Paulo Rillo (PSOL) foi rejeitado em plenário, na sessão de terça-feira (13). O assunto passou despercebido, sem atenção da imprensa, como em outros momentos. Rillo usou a tribuna para fazer um discurso e reclamar das manchetes de jornais envolvendo a esquerda durante o período pré-eleitoral. Candidato à reeleição como vereador, parece que raras são as vezes que ele lê além do título.

Rasgando seda

Em um momento inspirado, Paulo Pauléra (Progressistas) fez diversos elogios ao vereador, e ex-colega de partido, Odélio Chaves (Podemos). O presidente da casa se referia às falas do parlamentar sobre a análise constitucional de um Projeto de Lei, em votação no plenário. O clima cor-de-rosa com glitter no ar foi quebrado por Anderson Branco (Novo), ao perguntar “o que é causídico?”. Ao que Pauléra responde: “é adevogado”.

 

AS MAIS LIDAS