Política
Confira os bastidores da política desta sexta-feira, dia 2 de agosto
Jornalista Bia Menegildo traz as principais notícias do poder regional

Fim do mistério
O pré-candidato a prefeito de Rio Preto, Itamar Borges (MDB), colocou fim ao mistério do nome escolhido para ser o candidato a vice na chapa, no último sábado (27). Ao revelar publicamente que fechou acordo com o PSD e que foi escolhido o médico ginecologista José Luiz Crivellin para compor a chapa, foram dois mistérios findados de uma só vez. Por fim, surgiram mais alguns mistérios. Uns já desvendados e outros ainda seguem.
Tropa de choque
Itamar reuniu os aliados no escritório de campanha, na Avenida Bady Bassitt, para fazer o anúncio. Representantes de todos os partidos que já declararam apoio a ele estavam ali. O encontro foi chamado depois de uma reunião na quinta-feira (25), em São Paulo. Participaram o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, e o deputado federal Baleia Rossi (MDB). De lá, todos saíram felizes com as tratativas.
Surpresa
No sábado, a sigla do PSD já aparecia nos banners, entre os partidos que desembarcaram no camarote de Itamar. A mudança do material de campanha surpreendeu alguns, mas o presidente do Progressistas, Paulo Pauléra, disse que já estava tudo pronto há mais de 30 dias. Eleuses Paiva, secretário estadual de Saúde, esteve presente e abençoou a união que vai para as urnas.
Carona
Eleuses chegou dirigindo e trazendo ao lado o doutor Crivellin. No banco de trás, estavam o vereador Jorge Menezes (PSD) e a ex-secretária da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial, Maria Cristina Godoy. Dos outros vereadores pelo partido, Robson Ricci não apareceu e cabo Júlio Donizete aguardava ansiosamente o cacique no prédio. Em uma brincadeira com o militar da reserva, ele foi questionado se agora deixaria o bigode. Eleuses se adiantou e respondeu que “só não pode sair beijando todo mundo por aí”.

Boas-vindas
De acordo com Itamar, Eleuses representa a força do governo estadual e, mesmo que indiretamente, seria uma forma do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) apoiar a candidatura do beijoqueiro. Eleuses, porém, trouxe um discurso afiado de que Tarcísio pretende se manter neutro nas disputas em cidades que envolvem uma queda de braços entre os partidos de direita. Por aqui temos o PL e o Republicanos em palanques diferentes, ao menos por enquanto.
Sumiu
O único presidente de partido que não apareceu foi Diego Polachini, do Republicanos. O acordo de apoio a Itamar incluía a preferência da legenda como indicadora do vice do beijoqueiro. Quem representou o partido foi a pré-candidata a vereadora, Sargento Cristiane, que chegou a ser anunciada e tomou lugar à frente. No entanto, a mulher saiu à francesa e, ao fim do evento, ninguém mais sabia onde ela estava. Ali mesmo já rolava o burburinho que Polachini não havia gostado do acordo.
No dia seguinte…
O anúncio de Itamar foi um dia antes da convenção do PL, que selou Fábio Cândido como candidato a prefeito e Fábio Marcondes, como candidato a vice, e parece que não abalou muito as estruturas da chapa. Marcondes, sorridente, chegou primeiro e, inquieto, não sossegou enquanto Fábio Cândido não chegou, de carona. A dupla de verde e amarelo foi recebida aos gritos e aplausos pelo público presente, a maioria também trajando as cores.
Apoiadores
As presidentes do Novo, Sandra Reis, e do PMB, Kelly Marques, marcaram presença. Os dois partidos declararam apoio a Fábio Cândido e confirmaram em convenção. Sandra fez um discurso falando sobre seriedade e ética, ressaltando ainda que a aliança tem o propósito de transformar a cidade. Quem não apareceu foi o deputado federal Luiz Carlos Motta, ex-presidente do PL. Ele estava em Bertioga, em uma das sedes do Fecomerciários.
Revelações
Enquanto Marcondes optou por um discurso com tom apaziguador, dizendo que teve propostas “não republicanas” de “tudo o que é lado” para não lançarem chapa pura, Fábio Cândido veio com os famosos clichês da direita e promessas. O ex-comandante do CPI-5 falou em “campanha do tostão contra o milhão”, presença de apoiadores que “não receberam o kit festa” e o “pix reunião”, além de afirmar que é o único candidato “conservador e de direita”.
Promessas
Ali, durante o discurso, Fábio Cândido afirmou que, nos próximos dias, iria publicar um QRCode para que as pessoas pudessem se cadastrar e participar do evento no qual estará presente o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Outra promessa, desta vez dita como um compromisso de campanha, é que “Rio Preto será uma cidade inteligente dentro de dois anos”. Fábio Cândido ainda afirmou que Anderson Branco (Novo) iria conseguir ser candidato a vereador.
Agora vai
Branco conseguiu finalmente se firmar como candidato pelo Novo e, agora sim, está aliviado. A ascensão dele, colocado como segundo suplente de pré-vereador, se deu juntamente com a do médico Rubem Botta, que era o primeiro suplente. Ambos não tiveram votação dos membros do partido, mas a falta de documentação de alguns aprovados em convenção acabou por ajudá-los a subir de posição. Esta dificuldade em conseguir reunir a papelada de todos rondava o diretório um dia antes da convenção.
Plano B
Encerrada a convenção do PL, o tradicional pastel do Mercadão entrou em cena. Por lá, foram vistos, além de Marcondes, o presidente municipal do Republicanos, Polachini, e até o ex-vereador Jabis Busqueti, que é ligado ao PSB. A conversa de pé de orelha tinha assunto: a aliança entre o PSD e o MDB que descartou um vice indicado pelo partido do governador. Quem viu, estranhou. Oficialmente, nada foi divulgado.
Templo de Salomão
Na agenda de Itamar, em São Paulo, constava um encontro com o presidente nacional do Republicanos, o deputado federal Marcos Pereira, com a presença de Polachini, na segunda-feira (29). Apenas o bigode e o pastor compareceram. Já no aniversário de 10 anos do Templo de Salomão, à noite, Itamar participou de uma pregação do Bispo Edir Macedo, acompanhado de outros nomes do Republicanos.
Reforçando o time
Fábio Cândido, agora mais firme na disputa pela Prefeitura, correu para a capital paulista para pedir um marqueteiro no diretório estadual do PL. O nome deve surgir nos próximos dias. A definição é urgente porque a agenda do dele só é divulgada depois que tudo já aconteceu. Nem eventos que poderiam ser considerados como de declaração de apoio estratégico, como a visita de Silas Malafaia, foram divulgados.

Temporada de eventos
Por mais que a inauguração da Plaza de España foi um evento proibido para os pré-candidatos, há quem jure de pés juntos e mãos postas que tinha alguns por ali. Presenças discretas, mas “quem estava procurando, achou”, afirmaram. Para acompanhar Edinho Araújo (MDB) neste período, nem mesmo os que não são pré-candidatos estão sendo convidados. No último sábado, Edinho disse que iria ao Museu Ferroviário e lamentou que iria sozinho. Questionado, Jean Charles (MDB) disse que não foi convidado.
Desliga
O jornalista Lelé Arantes renunciou à presidência da Liga das Escolas de Samba de Rio Preto em “caráter irrevogável”. Ele disse que está com problemas de saúde e que pretende se dedicar ao tratamento sem distrações. A saída de Lelé acontece quando o grupo está conversando com os pré-candidatos a prefeito para garantir compromissos com o Carnaval 2025.
Cidades2 diasAcidente entre carro e carreta deixa um morto e uma criança ferida
Cidades2 diasTio é acusado de esfaquear sobrinho após discussão por pescaria em Poloni
Cidades2 diasMulher é presa por tentativa de homicídio no Jardim Paraíso
Política2 diasPrefeito coloca subprefeito de Talhado para acumular Serviços Gerais



