Redes Sociais

Saúde

Funfarme promove Simpósio que reúne grandes especialistas do Brasil para discutirem novidades no diagnóstico da saúde do feto

Para discutir este tema, alguns dos maiores especialistas do país estarão reunidos, na próxima sexta-feira e sábado (19 e 20/02), no 1º Simpósio de Medicina Perinatal, realizado pela Funfarme/Famerp – Faculdade Regional de Medicina de Rio Preto, em parceria com o Instituto de Medicina Reprodutiva e Fetal de Rio Preto e a Faculdade de Tecnologia em Saúde, de Ribeirão Preto

Publicado há

em

O surto de casos de microcefalia associados à zika que atingiu o Brasil jogou luz sobre uma questão ainda maior: a importância do diagnóstico preciso e o mais rápido possível da saúde dos fetos. Para discutir este tema, alguns dos maiores especialistas do país estarão reunidos, nesta sexta-feira e sábado (19 e 20/02), no 1º Simpósio de Medicina Perinatal, realizado pela Funfarme/Famerp – Faculdade Regional de Medicina de Rio Preto, em parceria com o Instituto de Medicina Reprodutiva e Fetal de Rio Preto e a Faculdade de Tecnologia em Saúde, de Ribeirão Preto.

O evento irá reunir cerca de 200 médicos e outros profissionais de saúde da região Noroeste do Estado, no Hospital de Base de Rio Preto e no Hospital da Criança e Maternidade (HCM), este um dos centros de referência do país para parto e tratamento de bebês prematuros.

Um dos enfoques principais do Simpósio será novas técnicas e tecnologias no diagnóstico fetal para avaliação correta da saúde do feto e rastreamento da prematuridade.

Organizadores e conferencistas darão ênfase à importância do acompanhamento mais frequente no início da gravidez, com maior quantidade de exames de ultrassonografia realizados. “Nós, obstetras, tendemos a intensificar os exames nos últimos meses de gravidez, quando o aconselhável é a maior frequência no início”, ressalta Dr. Antonio Hélio Oliani, chefe do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Famerp – Faculdade de Medicina e Enfermagem de Rio Preto.

Diagnóstico da Zika

No sábado, à tarde, o Simpósio reserva uma mesa em que serão apresentadas as últimas novidades sobre o diagnóstico e tratamento do zika vírus. A mesa será coordenada pelo médico virologista Maurício Lacerda Nogueira, professor da Famerp e que coordena pesquisa sobre o vírus zika para determinar qual é o risco relativo de ocorrência de microcefalia entre gestantes infectadas com o vírus na cidade. Um dos palestrantes será o neonatologista Manoel Sarno, professor adjunto e pesquisador da Universidade Federal da Bahia, que já examinou mais 80 crianças com microcefalia naquele Estado.

Convidados referências no Brasil

Aos médicos do HB e HCM, instituições do complexo hospitalar Funfarme, juntam-se como palestrantes nomes referenciados no Brasil,  como os doutores Francisco Mauad Filho, de Ribeirão Preto, Heron Werner Junior, do Rio de Janeiro, e Gregório Lourenzo Acácio, de São Paulo.

Simpósio de Medicina Perinatal

Local: Hospital da Criança e Maternidade / Hospital de Base – FUNFARME
Quando: São José do Rio Preto – SP, 19 e 20 de Fevereiro de 2016. 
Vagas: limitadas

Inscrições: gratuitas antecipadas através do e-mail [email protected] ou pelo telefone (17) 3201-5000 – ramal 1650, com Léa

AS MAIS LIDAS