Saúde
Região registra 6ª morte por gripe suína neste ano
Um morador é Rio Preto, um de General Salgado e dois são de Mirassol. As outras duas vítimas são de Santa Adélia e Tabapuã, ambas na região de Catanduva
A região de Rio Preto registrou a sexta morte do ano por gripe suína. A vítima é Maria do Carmo Lisboa, de 59 anos, moradora de General Salgado. Maria morreu no último sábado (dia 13), mas laudos médicos só confirmaram a doença na quinta-feira (dia 18). A primeira morte confirmada em Rio Preto foi a do comerciante José Antônio Andiatti, de 48 anos, que estava internado na UTI do Hospital Beneficência Portuguesa desde o dia 10, deste mês. A vítima morreu na tarde da última terça-feira (dia 16). A segunda morte foi registrada na última segunda-feira (15), mas só foi confirmada na quarta-feira (dia 17). A vítima, o aposentado Orides Dias do Amaral, 54 anos, morador de Mirassol, recebeu os primeiros atendimentos pela Vigilância Epidemiológica daquela cidade. Em decorrência da gravidade de seu quadro clínico, o aposentado foi transferido ao Hospital de Base, no dia 12 deste mês, e permaneceu internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), quando não resistiu e morreu.
As outras mortes registradas na região aconteceram no mês de janeiro em Catanduva. Rosinalva Lima Zanella, de 38 anos, moradora de Tabapuã, estava internada desde o dia 1º de janeiro e morreu no dia 14 do mesmo mês no Hospital Padre Albino, em Catanduva. A segunda vítima, Jéssica Aparecida Mambelli, 21 anos, moradora de Santa Adélia, morreu depois de permanecer cinco dias internada no Hospital São Domingos.
A terceira vítima, o autônomo Thomas Francisco dos Santos, 32 anos, morador de Mirassol, ficou internado no Hospital de Base (HB) por duas semanas e morreu no começo de fevereiro.
Sintomas
Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes. No entanto, requer cuidados especiais a pessoa que apresentar febre alta, acima de 38º, 39º, de início repentino, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza e dificuldade de respirar tem de procurar um médico. De janeiro até agora, cerca de 40 casos da doença foram confirmados, a maioria em Catanduva e nos municípios próximos.
Por Alex Pelicer e Luciano Moura