Redes Sociais

TV GAZETA

“Identidade virtual” deve ser bem trabalhada desde cedo

De olho em seu futuro profissional, jovens precisam estar atentos à imagem que projetam nas redes sociais

Publicado há

em

As redes sociais foram criadas com o objetivo de facilitar o relacionamento entre as pessoas, permitindo a criação de amizades, a troca de informações e até mesmo a divulgação profissional.

E tudo isso é feito por meio de um perfil no próprio nome do usuário, ou seja, uma identidade virtual. “A identidade virtual vai sendo formada a cada postagem, curtida ou compartilhamento de informação feitos pela pessoa, daí a importância de se atentar à sua autoimagem desde a criação do perfil nas redes sociais”, afirma Leônidas Corrêa, diretor da Rebellion, empresa especializada em marketing digital.

É natural que os recrutadores utilizem essa ferramenta para conhecer melhor o candidato a uma vaga de estágio – ou pelo menos a imagem que ele projeta nessas mídias.

Segundo pesquisa recente anunciada pelo site de empregos Catho, cerca de 90% das empresas o fazem. “Assim, redes sociais como Facebook, Instagram ou Twitter já deixaram de ter foco apenas na vida pessoal das pessoas, tornando-se porta de entrada para a área profissional”, alerta Aristides Ianelli Júnior, diretor da Estagilize, agência de integração que realiza a seleção de estudantes para vagas de estágio.

De acordo com Thaísa Dias, psicóloga e especialista em Recursos Humanos da Estagilize, os recrutadores avaliam o comportamento virtual dos estudantes para analisar como o candidato é na sociedade e como se comporta quando não está sendo avaliado diretamente.

Leônidas destaca que, além de se atentar ao conteúdo, é importante que o jovem tenha domínio da parte técnica dessas mídias. “Existem diversas maneiras de publicar o que se deseja com mais segurança, principalmente quem está de olho nas postagens. A mais indicada no Facebook é criar listas de amigos de acordo com aquilo que será compartilhado e configurar as informações de segurança para que se tenha a aprovação na postagem de algum amigo na linha do tempo ou a marcação em uma foto”, explica.

Dicas para cuidar da imagem pessoal nas redes

• Não publique textos, vídeos e imagens obscenas;
• Não faça postagens pejorativas ou que de alguma forma ofendam ou humilhem algo ou alguém;
• Não faça postagens públicas de festas, consumo de álcool ou em cenários que possam causar uma má impressão para quem vê;
• Jamais critique a empresa, equipe, ambiente ou local de trabalho;
• Não coloque dados em seu perfil que não correspondam à verdade. Ex.: onde morou, estudou, trabalhou, etc.;
• Tenha cautela para não deixar o seu perfil aberto em um local público, pois alguém desconhecido e com acesso livre pode fazer a publicação de coisas ruins sobre sua imagem;
• Evite falar besteiras, fazer xingamentos e não falte com respeito ao próximo

AS 10 MAIS LIDAS