Redes Sociais

Cidades

Cemitérios de Rio Preto devem receber 90 mil pessoas

A data marca um dos mais importantes rituais religiosos da tradição cristã católica, que tem como objetivo principal relembrar a memória dos entes queridos

Publicado há

em

Os três cemitérios de Rio Preto devem receber 90 mil pessoas para visitas e celebrações realizadas no Dia de Finados, nesta sexta-feira, dia 2. A data marca um dos mais importantes rituais religiosos da tradição cristã católica, que tem como objetivo principal relembrar a memória dos entes queridos.

A autônoma Gabriela Rodrigues Sousa, de 35 anos, aproveitou a terça-feira desta semana para cuidar do túmulo da família. “Como estava livre, antecipei a visita e já aproveitei para deixar tudo limpinho, mesmo com este sol muito quente. No dia 2 pretendo retornar para trazer flores. É uma tradição que mantemos em nossa família. Quando era criança vinha com minha avó e minha mãe fazer a limpeza dos túmulos de meu avô. Hoje, elas se foram, apenas fisicamente, mas vivem em nossa memória”, diz.

A dona de casa Zilda Cardoso, de 53 anos, também antecipou a visita no túmulo da família. “Nós preferimos vir dias antes para fazer a limpeza e no dia da celebração retornamos com todos os familiares e fazer nossas preces. Aqui estão meus pais, avós e cunhados. Não visitamos eles apenas em Finados. Sempre que sobra um tempinho no fim de semana, pelo menos uma vez por mês, passamos por aqui. Todos se foram, mas nunca foram esquecidos” afirma.

Os cemitérios, São João Batista e da Ressurreição, na Vila Ercília estarão abertos no feriado das 6h30 às 18h. Já o Jardim da Paz estará aberto das 7h às 18h. A Secretaria Municipal da Saúde orienta os visitantes a utilizarem vasos cobertos com terra ou areia. Não é recomendável deixar vasos, potes ou outro recipiente com água sobre os túmulos. A precaução é para evitar a disseminação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor a dengue, que utiliza água parada e limpa na reprodução.

As Secretarias Municipais de Serviços Gerais e de Trânsito realizaram obras de recape e pintura de solo dos estacionamentos nos cemitérios municipais da Ressurreição (Ercilia) e no São João Batista. De acordo com o secretário Ulisses Ramalho, foram cerca de dois mil metros quadrados de recape. “O serviço de recape durou uma semana e até o dia de Finados a sinalização nas entradas principais e as vagas estarão com nova demarcação”, afirma.

 

AS MAIS LIDAS