Redes Sociais

Política

Filiação de Zola é feita fora do prazo e ele corre risco de ficar fora das eleições

Pré-candidato pelo DC alega que foi vítima de fraude e assinatura é falsa

Publicado há

em

Reprodução/Redes Sociais

O pré-candidato a prefeito de Rio Preto Marcelo Zola Peres (DC) corre risco de ficar fora das eleições de 2024 devido ao registro de filiação partidária. O prazo estabelecido para a Justiça Eleitoral para o pleito de outubro encerrou no dia 6 de abril. O registro do advogado foi feito 23 dias depois.

De acordo com o Sistema de Filiação Partidária do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Zola se filiou ao partido no dia 5 de abril, portanto dentro do prazo. No entanto, há um registro de desfiliação datado de dez dias depois, no dia 15 de abril. A situação do advogado aparece como desfiliado.

Já o segundo registro de filiação de Zola foi feito no dia 29 de abril e a situação dele consta como regular.

Procurado, Zola afirmou que tem conhecimento dos registros e da data da última filiação ter sido feita fora do prazo. “Eu já tinha ciência desta situação e estou analisando a melhor forma de resolver porque o registro de desfiliação, no dia 15 de abril, é falso. É uma ficha falsa de desfiliação que está rolando por aí”, afirmou o pré-candidato.

Segundo a legislação eleitoral, a filiação partidária é um dos requisitos essenciais para a candidatura e deve ser feita dentro do prazo especificado, ou seja, seis meses antes das eleições.

“É uma situação que precisa de análise mais aprofundada. O pré-candidato está com registro fora do prazo e alega fraude. A princípio, é caso de impugnação, mas certamente vai precisar de uma investigação mais detalhada”, afirmou o promotor Sérgio Clementino.

A convenção do Democracia Cristã será realizada na manhã de segunda-feira (5), no último dia do prazo.

AS MAIS LIDAS