Artigos
A base de tudo é o saber
Artigo escrito por Danilo Ferraz, fundador do Instituto Futuro Para Todos

Sempre acreditei que a melhor forma de lidar com a indignação é transformando-a em combustível para a mudança. Esse foi o meu objetivo quando fundei, no final de 2020, uma organização social para democratizar o acesso à Educação Financeira e formar uma coalizão educacional de combate à pobreza, o Instituto Futuro Para Todos. Com o passar do tempo, engrossamos o coro que propõe a Educação Financeira como ferramenta para reduzir as desigualdades sociais no Brasil, se fazendo presente onde ela é mais necessária: favelas, periferias e escolas públicas.
Como resultado deste movimento, fomos apontados como finalistas do maior reconhecimento do segmento no Brasil, o Prêmio Educação Financeira Transforma, chancelado pelo Instituto XP, braço de impacto social da XP, referência no mercado de capitais. O evento aconteceu na última semana, em São Paulo, e evidenciou o movimento nacional que se ergue como resposta às nossas mazelas sociais. Dentre os finalistas, pude rever a amiga Lisânia Pereira, do Instituto Mandaver, que alfabetiza mulheres arrimos de família em Maceió; conversei com Fernando Machado, da Mooney, empresa de Santos, que tem apresentado o tema a crianças de forma lúdica e divertida; ouvi a história de Tamires Torres da Purificação, pesquisadora carioca que investiga como a população periférica (e, geralmente, desbancarizada) se organiza financeiramente; testemunhei a paixão de Luis Salvatore, à frente do Instituto Brasil Solidário, a inspiração de Gabriela Torquato, do Instituto XP, e pude vislumbrar o futuro da Educação Financeira na perspicácia do jovem estudante paulista Lucas Faro.
Todos eles – e tantos outros – fazem parte de uma rede de troca, de escuta e olhar atento aos pontos fundamentais de uma jornada que é impossível se empreender sozinho: a de garantir a concretização do artigo 3º da nossa Constituição, que estabelece o objetivo de “erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais”. Isso só se alcança com um movimento de soma, com a coragem de derrubar os muros que nos separam e se conectar com a realidade de um país tão grande e diverso que pode ser capaz de esconder, em sua própria riqueza, as soluções para a pobreza.
Faço questão de lembrar, nesse sentido, as palavras de um dos mais lúcidos e brilhantes homens públicos que nosso país já teve, Santiago Dantas – um estadista que soube equacionar em uma frase o equilíbrio necessário para a materialização da prosperidade em um país já tão rico de recursos: “A base de tudo é o saber. O saber te leva ao ter.”
Danilo Ferraz é fundador do Instituto Futuro Para Todos.
- Cidades2 dias
Morre a decoradora rio-pretense Célia Sestini
- Cidades1 dia
Jovem de Bady Bassitt perde a luta contra o câncer e comove a região
- Esportes1 dia
Grupo Zeta reúne 600 alunos na 5ª edição do Intermédio em Rio Preto
- Nacional1 dia
Após mortes em São Paulo, Senacon faz alerta sobre bebidas adulteradas