Redes Sociais

Cidades

Nova tendência no mercado da construção, container pode economizar custos de obras em até 30%

Em Rio Preto, o restaurante de culinária japonesa Tantô Temakeria e o Melting Burgers usaram a aplicação também pela facilidade no deslocamento e expansão, sendo altamente modulável

Publicado há

em

Uma nova tendência na construção civil está ganhando espaço em Rio Preto e em todo Brasil: o container. Essa aplicação se destaca pelo baixo custo da obra e pela facilidade no deslocamento e expansão, sendo altamente modulável.  Segundo o arquiteto Daniel Ribeiro, o custo da obra também é reduzido. “As instalações baixam o orçamento em até 30%”, explica. Outro ponto importante é a flexibilidade do material. “O projeto pode ser facilmente modificado pela facilidade no transporte e na logística dos containers”.

Ainda de acordo com ele, a utilização do container reduz o tempo de obra e otimiza a construção. “As obras que utilizam containers têm economia de até 40% no tempo comparadas a uma obra convencional. Ou seja, uma construção que levaria seis meses leva quatro, ou até menos, caso seja bem administrada”, afirma Daniel. Em Rio Preto, o projeto pioneiro nesse sentido foi o Melting Burgers, uma obra de 340 m² que utilizou ao todo 10 containers. O trabalho mais recente é o restaurante de culinária japonesa Tantô Temakeria, que utilizou nove containers para dar forma à obra de 250 m² em um terreno com 1 mil m². “Toda a parte interna foi revestida com drywall, e a pintura utiliza tinta convencional, o que economiza ainda mais na construção”, ressalta.

Esse conceito de construção, já tendência em grandes capitais, está ganhando espaço na cidade. “Muitos investidores ainda não conhecem esse novo formato, mas tenho certeza de que se tornará uma tendência no mercado. Hoje, já temos projetos até para a área da saúde”, finaliza.  

AS MAIS LIDAS