Redes Sociais

Esportes

Morre Cleto, ex-lateral do América e do Taubaté na década de 1970

Ex-jogador tinha 73 anos e lutava contra um câncer

Publicado há

em

Arquivo pessoal
Ads

Morreu na manhã desta terça-feira (3), em Rio Preto, o ex-lateral-esquerdo Cleto José Gomes Neto, conhecido como Cleto. Aos 73 anos, ele lutava contra um câncer. O ex-atleta teve passagens marcantes pelo América Futebol Clube, de Rio Preto, e pelo Taubaté Esporte Clube, durante a década de 1970.

Natural de Nhandeara, no interior paulista, Cleto nasceu em 21 de outubro de 1953. Começou a carreira no Nhandeara Esporte Clube, ainda no futebol amador, e chamou a atenção de Wilson Francisco Alves, o Capão, então técnico do América. Convidado a integrar o elenco do Rubro, ganhou espaço e se firmou na lateral esquerda em 1975.

Naquele ano, participou da campanha que levou o América à quarta colocação do Campeonato Paulista. Permaneceu no clube até 1977, quando encerrou sua primeira passagem pelo futebol rio-pretense.

No início de 1978, Cleto foi emprestado ao Taubaté. No ano seguinte, integrou a equipe que conquistou a Divisão Intermediária do Campeonato Paulista, em uma decisão contra o rival São José. O título foi garantido com uma vitória por 2 a 1 sobre o adversário, no Parque Antártica, em São Paulo.

Ads

O lateral permaneceu por cinco temporadas no Taubaté, conhecido como Burro da Central. Em 1984, transferiu-se para o Tanabi Esporte Clube. Dois anos depois, aos 32 anos, decidiu encerrar a carreira como jogador.

Mesmo durante a trajetória nos gramados, Cleto manteve os estudos. Formou-se em Economia pela Universidade de Taubaté (Unitau). Cinco anos depois, foi aprovado em concurso público da Prefeitura de Rio Preto, cidade onde passou a viver e constituiu família.

Cleto deixa esposa, filhos e netas.

AS MAIS LIDAS