Redes Sociais

Política

Rodrigo Garcia anuncia sua pré-candidatura ao governo de SP em 2022

O anúncio veio após o PSDB nacional decidir por um modelo de prévia para definir o candidato à presidência

Publicado há

em

Após a filiação ao partido PSDB no dia 14 de maio, o vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, anunciou na tarde de hoje dia 31, que é candidato ao governo do estado em 2022. 

Ao fazer o anúncio, Rodrigo disse que está disposto as prévias internas, caso haja mais algum militante do PSDB que tenha a mesma pretensão.

Com o anúncio, é dada como certa a entrada do atual governador, João Doria na disputa da prévia que definirá o candidato do PSDB à presidência da República.

Em que pese o anúncio e a disposição de disputar uma prévia, Rodrigo Garcia é hoje uma unanimidade no partido. Mesmo tendo vindo do DEM há menos de um mês. 

O anúncio deve precipitar uma decisão do ex-governador Geraldo Alckmin. Ele tem a pretensão de ser o candidato ao Palácio dos Bandeirantes. Após o anúncio de Garcia, o ex-governador deve seguir para o DEM ou para o PSD.

Rodrigo Garcia, no dia de sua filiação ao PSDB, se recusou a falar de política. Revelou que só abordaria o assunto eleição em “ano par”. Uma decisão do PSDB nacional provocou o anúncio. 

O anúncio foi feito no mesmo dia em que o PSDB nacional decidiu que aqueles que estão ocupando cargos terão maior pontuação para conquistar a vaga de candidato tucano à presidência. 

A decisão é uma tentativa da direção nacional do PSDB para atingir João Doria. Ele terá que se desincompatibilizar e ficará sem mandato. Tucanos ligados a ele dizem que o modelo é para tirá-lo da disputa. 

A saída de Garcia do DEM, onde ficou 26 anos, não foi consensual. O presidente nacional do partido, ACM Neto, criticou João Doria e disse que ele afasta aliados.  

Hoje, para  governo de São Paulo são 4 pré-candidatos: Rodrigo Garcia, PSDB, Arthur do Val, Patriota, Fernando Haddad, PT, e Guilherme Boulos, Psol.

AS MAIS LIDAS