Política
Danilo Campetti aguarda nomeação de deputado para assumir na cadeira na Alesp
Deputado estadual Rui Alves (Republicanos) aceitou assumir como secretário de Turismo da capital paulista; mudança deve ser formalizada na próxima semana
O agente federal Danilo Campetti (Republicanos) aguarda a nomeação do deputado estadual Rui Alves (Republicanos) para assumir a cadeira na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). O parlamentar aceitou o convite do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), para chefiar a secretaria de Turismo da capital paulista.
A articulação para que Campetti chegue à Alesp tem sido do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e teve início no começo do ano. Na noite desta quinta-feira (20), em um evento, Alves confirmou que deixará a Alesp e que o agente rio-pretense irá assumir a vaga.
“Não saiu a nomeação do Alves hoje, mas pode sair amanhã. Daí são dois dias para Helena Reis, primeira suplente do partido, assumir e sair, já que ela não quer deixar a Secretaria Estadual de Esportes, e mais uns dois dias para eu assumir a cadeira. Estou esperando confirmação de tudo, mas pode ser que a nomeação de Alves se dê somente após o recesso parlamentar. Estou ansioso, mas tenho que esperar mais um tempo”, afirmou o agente da Polícia Federal (PF) que é o segundo suplente do partido.
No começo do ano passado, o governador nomeou Campetti para o cargo de assessor técnico de gabinete na Secretaria de Segurança Pública. O agente foi retirado do posto pelo Ministério da Justiça, em junho, sob o argumento de que o efetivo da Polícia Federal estava baixo.
O PF também teve a chance de ocupar o cargo de Tomé Abduch (Republicanos), quando o parlamentar foi convidado a ocupar a Secretaria de Urbanismo e Licenciamento. A recusa frustrou Tarcísio e Campetti.
O policial federal foi assessor do governador e atuou no episódio de um tiroteio em Paraisópolis que levou a interrupção da agenda do então candidato ao governo de São Paulo. Campetti foi alvo de processo da Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo, que pediu que Tarcísio fosse multado sob acusação de que o agente atuou em sua campanha eleitoral, o que é proibido. O caso foi arquivado no ano passado.
A expectativa é de que Campetti assuma a cadeira na Alesp na próxima semana.