Redes Sociais

Política

Eleições em Rio Preto tem 16 doutores e um Papai Noel

Nomes usados pelos candidatos nas urnas ainda incluem referências a profissões e até religião

Publicado há

em

Imagem ilustrativa

Depois de encerrado o prazo para o registro de candidaturas, junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rio Preto chegou à soma de 378 candidatos, sendo 366 para vereador e seis para prefeito e o mesmo número para vice-prefeito. Entre os nomes escolhidos para ir às urnas, há 16 doutores, 15 professores e até um Papai Noel.

Entre as regras estabelecidas pelo TSE para o nome indicado para a urna, não pode haver dúvida quanto à identidade do candidato e nem atentar contra o pudor. A identificação do candidato na hora da votação também não pode ser ridícula ou irreverente.

Em consulta à plataforma do DivulgaCand, nos candidatos a vereadores de Rio Preto, é possível identificar a presença de 16 doutores. São oito médicos, quatro advogados, um delegado, um dentista, um fisioterapeuta e um veterinário.

Entre os candidatos que colocaram a profissão no nome de urna, é possível encontrar 16 professores e dois advogados, além de montador de móveis, garçom, cabeleireiro, açougueiro, leiteiro e serralheiro, entre outros. Consta também quatro sargentos, dois tenentes, um cabo, um policial e um radialista.

A relação com o comércio também foi adotada como identificação. Há candidatos do gás, do açaí, do mototáxi e do espeto, por exemplo.

Os esportes ficaram restritos a basquete e vôlei. Já a função religiosa foi adotada por sete candidatos, sendo seis pastores e um pai de santo.

Além destes, ainda há nomes inusitados como um Papai Noel, uma tia e um tio. Apelidos e referências a locais da cidade também podem ser encontrados.

AS MAIS LIDAS