Política
Velório de ex-vereador professor Nicolau será neste sábado (17)
O ex-presidente da Câmara de Rio Preto morreu de insuficiência renal
O velório do ex-presidente da Câmara de Rio Preto, Eduardo Signorini Nicolau, aos 74 anos, está marcado às 9h deste sábado (17), no cemitério Jardim da Paz. O ex-vereador morreu de insuficiência renal na última quinta-feira (15).
Nicolau era formado em Direito e Geografia e lecionava em cursinhos preparatórios para o vestibular. Ele era considerado como um dos melhores professores de Geografia da região.
Vereador por três mandatos consecutivos, entre os anos de 1977 e 1992, o professor presidiu o Legislativo entre os anos de 1987 e 1988. Nas eleições de 2004, quando Edinho Araújo (MDB) foi reeleito para o segundo mandato, Nicolau foi candidato a prefeito pelo PT, partido do qual se desfiliou alguns anos atrás, extremamente aborrecido com os posicionamentos de seus ex-colegas de sigla.
O professor de geografia foi o primeiro vereador do PT em Rio Preto, após deixar o MDB, como lembra o então presidente do partido, Ailton Bertoni. “Eu que filiei ele no PT quando ainda era presidente da Câmara”, lembra Bertoni, que lamentou a morte de Nicolau. “Foi meu professor. Sempre foi um político honesto, que agia com retidão. Era muito ligado à Igreja Católica e à Cultura. Promovia festivais de música e poesia e também cursos de teatro. O atual secretário Pedro Ganga promovia cursos por meio do mandato dele.”
Segundo o livro “Poder Legislativo Municipal – 120 anos”, de Lelé Arantes, Nicolau “foi o presidente da Câmara que pegou toda a efervescência da Constituinte federal e abriu o Legislativo rio-pretense para a participação popular, inclusive cedendo o plenário para as greves dos professores organizadas pela Apeoesp.”
O prefeito Edinho Araújo (MDB) decretou luto de três dias no município. Já o presidente da Câmara, Paulo Pauléra (Progressistas) também lamentou a morte de Nicolau e decretou luto de três dias no Legislativo, com as bandeiras do Pódio 19 de Julho a meio mastro.
O sepultamento está marcado para 17h, no cemitério Jardim da Paz.
Nicolau era solteiro e deixou uma irmã, Vera Lucia Nicolau, e dois sobrinhos, Vinicius Nicolau Gori e Rafael Nicolau Gori.
(Com informações da TV Câmara Rio Preto)
- Cidades2 dias
Durante madrugada, homem é agredido por várias pessoas em Rio Preto
- Cidades14 horas
Policial civil é internado em hospital após acidente na Washington Luís
- Cidades1 dia
Polícia encontra substâncias ilegais dentro de cofre escondido em residência
- Cidades1 dia
Vítima de possíveis agressões, paciente morre no hospital em Rio Preto