Redes Sociais

Política

Depois de cancelar viagem de junho, Trem Caipira retoma atividades neste mês

Projeto turístico, que prevê viagens mensais, sofreu interrupção por conta de serviços de revisão de equipamentos da composição

Publicado há

em

Depois de cancelar a viagem de junho, a Prefeitura de Rio Preto garante que o projeto turístico do Trem Caipira deve ser retomado no dia 29 deste mês. Alegando que a composição iria passar por manutenção, a viagem entre Rio Preto e o distrito de Engenheiro Schmidt não foi realizada no mês passado. A Prefeitura justificou a decisão alegando que o Trem Caipira iria passar por “inspeção técnica preventiva, onde são revisados todos os componentes da composição”. O município esclareceu ainda que a medida seguia “as normas de segurança exigidas pelos órgãos superiores, ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e Rumo (concessionária que explora a ferrovia)”.

Questionada pela Gazeta, a Prefeitura informou ainda que a manutenção do trem foi realizada e que neste sábado, dia 21, haverá uma “inspeção técnica operacional” realizada por técnicos da ANTT e da RUMO.

Sobre o projeto

Idealizado pelo prefeito Edinho Araújo (MDB), no segundo mandato dele, a composição foi adquirida em 2008, com recursos do Ministério do Turismo no valor de R$ 819 mil. A ideia é que o trem realizasse viagens aos fins de semana entre Rio Preto e a Estação Ferroviária do distrito de Engenheiro Schmidt. Um resgate histórico, segundo o próprio Edinho, das viagens do passado.Depois de inaugurado, no final de 2008 por Edinho, o Trem realizou mais duas viagens também chamadas de “inaugurais”. Uma delas, em 2016, pelo ex-prefeito Valdomiro Lopes (PSB) que herdou o projeto do antecessor. Com críticas a respeito da viabilidade do projeto e sem conseguir colocar o trem nos trilhos, Valdomiro chegou a declarar que iria colocar pneus na composição para realizar passeios às margens da Represa Municipal. A última “reinauguração” do Trem Caipira aconteceu em dezembro do ano passado, novamente com Edinho.

Com o tempo e a consequente deterioração da composição foram gastos novos recursos. Estima-se que foram investidos mais de R$ 2 milhões com o projeto do Trem.Nas ruas as opiniões sobre o Trem Caipira se dividem.

“Uma cidade como Rio Preto deveria olhar para frente. Esse Trem Caipira não acrescenta nada e pelo que sei já consumiu muito dinheiro público. Tanta coisa mais importante e o Edinho insiste com essa ideia”, diz o comerciante Maurício Braga.

Para o empresário Rogério Moura o ideal é que o trem realizasse mais viagens. “Uma viagem a cada mês não justifica o projeto. Teria de ocorrer mais passeios e priorizar as crianças das escolas públicas”. Emerson de Freitas, bancário, vai além e diz que a Prefeitura deveria lutar para tirar os trilhos do centro de Rio Preto. “Tem é que acabar com trem passando no centro da cidade. Já tivemos acidentes com mortes. Com esse espaço onde está os trilhos poderia se pensar em um grande corredor de ônibus ou quem sabe um metrô no futuro”, afirma.

No entanto tem quem defenda o Trem Caipira. “Acho muito bacana a ideia. Muita gente não teve a oportunidade de andar de trem. É como se uma parte do passado fosse resgatada. Eu apoio”, diz Sandra Campos, analista de sistemas.

Falta de patrocínio

Nenhuma empresa mostrou interesse em participar de licitação para patrocinar o projeto do Trem Caipira. A Prefeitura de Rio Preto declarou “deserta a licitação”, ou seja, sem interessados. O processo licitatório foi aberto há dois meses. O governo Edinho deseja que empresas da cidade, em troca de dinheiro, possam estampar a marca e serviço nas estações ferroviárias, bem como ser parceira em eventos artísticos que forem realizados junto aos passageiros. Questionado o governo diz que está “trabalhando em várias frentes, inclusive com leis de incentivo à Cultura, como Proac, por exemplo”.

Outra licitação também foi aberta e até o momento sem sucesso, para contratação de serviço de maquinista e manobrista para o trem. A licitação prevê contratação para operação do trem de agosto deste ano até agosto do ano que vem. Também questionado pela Gazeta, o governo Edinho afirmou que existe uma parceria firmada com a RUMO Logística para operação até o dia 31 de dezembro deste ano.  Para o período posterior o governo diz que está “analisando várias opções, inclusive edital, como já foi feito outras vezes”.

 

AS MAIS LIDAS