Redes Sociais

Política

Banco de leite humano terá sede própria em Rio Preto

Unidade será transferida da Avenida dos Estudantes para a Avenida Philadelpho Manoel Gouveia Neto

Publicado há

em

Davidyson Damasceno/Iges-DF
Ads

A Prefeitura de Rio Preto abriu licitação para a construção de uma sede para o Banco de Leite Humano. A expectativa é que o novo prédio custe em torno de R$ 2,2 milhões e seja construído na Avenida Philadelpho Manoel Gouveia Neto, esquina com a Rua Primeiro Mestre, próximo à Unidade de Saúde da Mulher.

Segundo o edital, a empresa que oferecer o preço mais baixo para a realização da obra terá 300 dias para terminar o serviço. As propostas podem ser enviadas até o dia 6 de março e a abertura dos envelopes será no dia seguinte.

Atualmente o Banco de Leite Humano funciona em um prédio alugado, na Avenida dos Estudantes. A unidade passa por dificuldades com o estoque baixo e precisa de mães doadoras.

Todo o leite arrecadado passa por exames que inclui valor calórico, acidez e bacteriológico. Somente depois das análises é que o leite passa pelo processo de pasteurização e é liberado para o consumo dos bebês prematuros e internados nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) neonatais. O produto pode ficar armazenado pelo período de até seis meses.

Ads

Mães que tenham dado à luz recentemente podem se tornar doadoras de leite. É necessário fazer um cadastro e precisam, necessariamente estar amamentando ou ordenhando leite para o próprio filho e apresentar os exames pré e pós-natal.

O cadastro pode ser feito na própria unidade ou pelo telefone. As doadoras podem entregar o leite no Banco de Leite ou coletar e armazenar o leite excedente em casa. Em ambos os casos, são fornecidos os frascos para armazenamento. Caso a doadora opte pela coleta caseira, os frascos devem ser armazenados no freezer para recolhimento pela unidade móvel.

AS MAIS LIDAS