Redes Sociais

Cidades

Braços de mulher esquartejada em Rio Preto são encontrados em bueiro

Novas diligências da Delegacia de Homicídios da Deic localizaram os membros superiores da vítima no bairro Estoril

Publicado há

em

arquivo pessoal
Ads

A Polícia Civil encontrou, nesta segunda-feira (3/8), os braços e as mãos da mulher assassinada e esquartejada, cujas partes do corpo foram abandonadas em lixeiras no bairro Parque Estoril. A localização ocorreu após declarações de Marciel Dias dos Santos, de 29 anos, preso temporariamente e confesso pelo crime.

De acordo com a 3º Delegacia de Homicídios (DH) da Divisão Especializada em Investigações Criminais (Deic) do Deinter-5, durante o novo depoimento informal, o investigado indicou o local exato onde havia descartado os membros superiores da vítima. Os policiais realizaram diligências em um bueiro localizado no bairro Estoril e localizaram os braços e as mãos, que foram recolhidos e encaminhados para perícia.

A expectativa da Polícia Civil é que os novos exames permitam a identificação oficial da vítima, que até o momento permanece sem reconhecimento por familiares.

Ainda conforme a DH, Marciel reafirmou ter matado a mulher. Em seu relato, alegou que os dois discutiram e entraram em luta corporal, momento em que a vítima teria batido a cabeça e morrido. Segundo sua versão, ele decidiu esquartejar o corpo para facilitar a ocultação do cadáver. A polícia informou ainda que outras informações relevantes foram obtidas durante o interrogatório e irão subsidiar as próximas etapas da investigação.

Ads

As investigações também revelaram que Marciel, açougueiro e auxiliar de cozinha, já havia sido investigado por violência doméstica. Em março deste ano, a ex-companheira registrou boletim de ocorrência denunciando agressões físicas e conseguiu na Justiça uma medida protetiva contra ele.

A Gazeta de Rio Preto gravou uma entrevista exclusiva com o delegado André Amorim, da 3ª Delegacia de Homicídios da Deic, responsável pelas investigações. Assista aqui.

Segundo o boletim de ocorrência, a mulher, de 38 anos, relatou ter sido mordida, além de sofrer socos e chutes durante uma discussão motivada pelo fato de o investigado não querer que ela trabalhasse. Os dois mantiveram um relacionamento por cerca de três anos e têm uma filha.

Entre as medidas impostas judicialmente, Marciel deveria participar obrigatoriamente de acompanhamento psicossocial. No entanto, em abril, o Ministério Público ofereceu denúncia por descumprimento da determinação, apontando que ele deixou de comparecer ao acompanhamento e também não atendeu à intimação para justificar a ausência na delegacia. Apesar da investigação, ele respondia ao processo em liberdade.

Prisão e confissão

Ads

Marciel foi preso temporariamente na noite da última sexta-feira (31/7), depois que imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que ele transportava sacos plásticos contendo partes do corpo da vítima até lixeiras próximas a uma marmitaria, no Parque Estoril.

Durante o cumprimento do mandado de busca, policiais encontraram na residência do investigado uma manta com vestígios de sangue e perfurações compatíveis com golpes de faca, além de produtos de limpeza que, segundo a Polícia Civil, podem ter sido utilizados para eliminar vestígios do crime. Todo o material foi apreendido para perícia. A faca usada no homicídio ainda não foi localizada.

A perícia também constatou grande quantidade de sangue oculto no imóvel. Conforme o delegado André Amorim, os indícios apontam que o suspeito tentou apagar as evidências, lavando os cômodos e até pintando as paredes da cozinha.

Segundo a investigação, a vítima foi morta sobre a cama e teve o corpo esquartejado na cozinha da residência.

No primeiro depoimento, Marciel confessou ter cometido o crime sozinho. Ele afirmou que conheceu a vítima poucos dias antes, em uma praça, e a convidou para ir até sua casa. O homicídio teria ocorrido no dia 25 de julho. Depois, fez diversas viagens entre o imóvel e as lixeiras para ocultar as partes do corpo, encontradas dois dias depois por um funcionário da marmitaria.

Após abandonar parte do corpo da vítima, Marciel foi até um serv-festas, onde tomou uma cerveja como se nada tivesse acontecido.

(Polícia Civil/ Divulgação)

Investigação

O exame necroscópico apontou que a vítima sofreu diversas perfurações no tórax antes de ser esquartejada. Parte dos órgãos também foi encontrada junto aos restos mortais, mas a Polícia Civil ainda aguarda os laudos para confirmar quais estruturas foram retiradas e em quais circunstâncias.

Até o momento, a identidade da mulher não foi oficialmente confirmada e ela ainda não foi reconhecida por familiares. Conforme o depoimento informal do investigado, a vítima seria uma mulher em situação de rua. A perícia estima que ela tenha aproximadamente 35 anos.

O caso foi registrado inicialmente como homicídio e ocultação de cadáver. No entanto, o delegado André Amorim informou que solicitará a alteração da tipificação para feminicídio e ocultação de cadáver.

Marciel permanecerá preso por 30 dias na carceragem da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic), período correspondente à prisão temporária enquanto o inquérito é concluído. Entre os procedimentos pendentes estão a formalização do interrogatório do investigado e a conclusão dos laudos periciais, que deverão esclarecer se houve violência sexual ou relação sexual consensual antes do crime.

Até a publicação desta reportagem, o suspeito não havia constituído advogado de defesa.

Esta reportagem é exclusiva do jornal Gazeta de Rio Preto e de autoria da jornalista Karol Granchi. É proibida a reprodução, cópia, publicação, distribuição ou utilização total ou parcial deste conteúdo, por qualquer meio, sem autorização prévia e expressa da autora e do veículo. A reprodução não autorizada constitui violação aos direitos autorais, nos termos da Lei Federal nº 9.610/1998.

AS MAIS LIDAS