Cidades
Nos últimos quatro anos 83 pedestres morreram atropelados em Rio Preto
Estatísticas do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito apontam que 56,1% das vítimas fatais tinham mais de 60 anos

Nos últimos quatro anos, 83 pedestres morreram atropelados nas ruas, avenidas e estradas de Rio Preto, de acordo com dados estatísticos do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito (Infosiga). A maioria dos acidentes registrados entre agosto de 2015 a agosto de 2019 aconteceu no período noturno e 56,1% das vítimas fatais tinham mais de 60 anos.
No dia 22 de agosto, o aposentado Estanislau de Oliveira de Lima, 79 anos, foi atropelado por um motociclista enquanto atravessava a avenida Adolfo Lutz na faixa de pedestre. O idoso foi socorrido e levado para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Tangará, mas não resistiu aos ferimentos.
O condutor da motocicleta permaneceu no local até a chegada da Polícia Militar. Ele foi levado a Central de Flagrantes e foi preso por estar dirigindo com a carteira nacional de habilitação suspensa.
Situação semelhante foi registrada no dia 1° de agosto. O aposentado Benedito Candido, de 77 anos, foi atropelado também por um motociclista com a CNH vencida na rua Pedro Amaral, no bairro Boa Vista.
O idoso foi socorrido em estado grave, com politraumatismo, para a Santa Casa de Rio Preto. Ele ficou internado por sete dias e morreu no dia 8. O motociclista também foi preso.
Nos dois casos citados, as vítimas chegaram a ser socorrida, mas dados do Infosiga apontam uma situação ainda mais alertamente. Dos 83 atropelamentos com vítimas fatais em Rio Preto, a maioria não chegou a ser encaminhada ao hospital. Cerca de 71,91% dos pedestres atropelados morreram ainda no local do acidente.
Para reduzir estes números, a Secretaria de Trânsito e Transporte de Rio Preto vem elaborando uma série de melhorias, visando a segurança dos pedestres. Desde 2016, foram implantadas 53 lombofaixas em pontos de maior risco para atropelamentos.
“Além destes dispositivos, também foram instaladas lombadas, faixas de pedestres e feitas alterações de mão de direção sempre buscando a segurança do sistema viário. Nos corredores de ônibus foram implantados semáforos para pedestres. Além disso, as obras do Anel Viário, as ciclovias que estão sendo ampliadas, entre outras obras são todas ações que visam à diminuição dos índices de acidentes e mortes no transito”, afirma o secretário Amaury Hernandes.
O autônomo Estácio Assunção, de 57 anos, atravessava a rua Antônio de Godói na lombofaixa em frente ao Mercadão Municipal após a parada dos carros. Para ele falta educação por parte de alguns motoristas.
“Aqui na área central, como tem os agentes da Guarda Civil Municipal, câmeras e tudo mais, os motoristas param nas faixas elevadas. Diferente do que acontece em outros pontos da cidade. Se você for a qualquer outra região da cidade e tentar atravessar da lombofaixa contanto com a colaboração do motorista, você vai ser atropelado”, afirma Assunção.
Ainda de acordo autônomo muito dos pedestres também acabam se arriscando de maneira imprudente. “Mas não podemos afirmar que só os motoristas que são irresponsáveis, já vi muitos pedestres atravessando sem o devido cuidado entre os carros fora da faixa. É necessário uma conscientização por parte dos motoristas, mas também pedestre tem que cumprir sua parte”, diz.
O mototaxista Paulo César da Costa, de 47 anos, também fala da imprudência por parte dos pedestres. “Já me deparei com pedestre fora da faixa, atravessando avenida no meio dos carros de forma irresponsável. Eles surgem repentinamente na frente e é necessário uma manobra brusca. Também existem os motoristas apressadinhos, aqui na frente do Mercadão é frequente os motoristas que ignoram as faixas e lombofaixas”, diz.
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