Redes Sociais

Saúde

URRMEV promove manhã de beleza para pacientes em homenagem ao Outubro Rosa

“Criamos esse momento para que nossas pacientes se sintam valorizadas, belas e acolhidas”, destaca a médica radioncologista. Dra. Ana Maria Garcia Cardoso

Publicado há

em

Divulgação

Neste dia 1º de outubro, pacientes em tratamento de câncer de mama da URRMEV – Unidade Regional de Radioterapia e Megavoltagem, ganharam uma manhã especial de cuidados e autoestima. A iniciativa faz parte das ações da campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo alertar e conscientizar sobre a importância da prevenção e detecção precoce da doença.

Na recepção da clínica, as pacientes receberam gratuitamente procedimentos de nanoblanding das sobrancelhas, realizados pela esteticista Patrícia Juliano. Além disso, ganharam serviços oferecidos por outros profissionais voluntários, como manicure, make e musicoterapia.

“Sabemos o quanto o tratamento contra o câncer de mama pode ser desgastante. Criamos esse momento para que nossas pacientes se sintam valorizadas, belas e acolhidas. O cuidado vai muito além do tratamento. Ele também passa pelo bem-estar e pela autoestima”, destaca a Dra. Ana Maria Garcia Cardoso, médica radioncologista e diretora da URRMEV.

“Essa é a quarta vez que participo dessa ação tão especial com URRMEV. Cada edição é emocionante e única. Levar um pouco de autoestima e bem-estar para essas mulheres é gratificante. A nanoblanding veio para revolucionar o mercado da estética destacando a beleza, especialmente em momentos de fragilidade”, afirma Patrícia Juliano, especialista em nanoblanding.

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, depois do câncer de pele não melanoma. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada 20 mulheres pode ser diagnosticada com a doença até 2050, caso não sejam intensificadas as políticas de prevenção e saúde. A projeção da Agência Internacional para Pesquisa do Câncer (IARC) aponta para um aumento de 38% nos casos e 68% nas mortes até 2050, com estimativa de 3,2 milhões de novos diagnósticos por ano no mundo.

“O aumento expressivo nos casos é um alerta global. A prevenção e a detecção precoce são fundamentais para salvar vidas. Quando diagnosticado cedo, o tratamento é menos agressivo, com mais chances de cura e menos necessidade de cirurgias extensas”, explica Dra. Ana Maria.

A médica também reforça que o estilo de vida tem papel importante na prevenção da doença. “Adotar hábitos saudáveis como boa alimentação, prática de atividade física, evitar o sedentarismo, o tabagismo e o consumo excessivo de álcool pode reduzir de 20 a 30% o risco de câncer”, afirma.

É importante ressaltar que é necessário se fazer os exames preventivos, como o autoexame, que é a palpação pela própria paciente e, a qualquer alteração das mamas, procurar o médico. Os exames preventivos incluem o ultrassom de mama e a mamografia a partir dos 40 anos. Com a mamografia é possível se fazer o diagnóstico em lesões menores que 0,5 cm.

AS MAIS LIDAS