Cidades

Polícia Civil realiza hoje (2) Operação Pix para combater crimes de estelionato

Serão cumpridos 16 mandados de busca com apoio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa DHPP E Garra Dope

Cinquenta policiais civis do Estado de São Paulo realizam na manhã desta quinta-feira (2), uma operação para combater crimes de estelionato. Serão cumpridos 16 mandados de busca com apoio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa DHPP E Garra Dope na capital paulista e também nos municípios de Caieiras, Guarulhos e Mogi das Cruzes na grande São Paulo. O objetivo é colher provas que sejam determinantes na prisão de integrantes de quadrilhas de estelionatários. No curso das investigações já foi possível identificar a participação de aproximadamente 200 pessoas envolvidas no esquema criminoso.

O Núcleo de Polícia Judiciária dos 1º, 2º e 5º DPs de São José do Rio Preto, através do seu Setor de Investigações Gerais (Sig) tem intensificado o combate aos crimes de quadrilhas e organizações criminosas que praticam estelionato.

No mês de fevereiro deste ano foram presas mãe e filha acusadas do crime de falso sequestro e no decorrer das investigações chegou-se ao mentor do golpe, um indivíduo que cumpria pena de prisão no estado do Rio de Janeiro que, mesmo estando preso, comandava as ações do bando.

Em outubro, com o apoio das polícias civis dos estados do Mato Grosso e Santa Catarina, foram efetivadas diversas prisões de membros de uma quadrilha que agia no conhecido “golpe da OLX”. No golpe, os membros fraudavam anúncios no site de compras e recebiam o dinheiro depositado pelas vítimas que acreditavam estarem negociando com o vendedor. Nesta operação, a equipe do Núcleo 125 de São José do Preto cumpriu mandados em Cuiabá tendo sido preso em flagrante um dos líderes da organização criminosa. Ele cumpria pena por tráfico em regime domiciliar. O líder foi surpreendido no interior do imóvel na posse de uma arma de fogo com a numeração raspada. Também durante essa operação foi preso na cidade de Florianópolis um dos maiores ladrões de carga do Brasil.

A Polícia Civil do Estado de São Paulo lançou uma cartilha com orientações para prevenção contra golpistas que pode ser acessada pela internet no seguinte endereço: http://www.ssp.sp.gov.br/midia/Midia/00000349.pdf

Por Da Redação em 02/12/2021 07:42